SOCIEDADE
 
Descobertas gravuras rupestres na Ameixieira
 
Afloramento de xisto com várias gravuras, notando-se em primeiro plano as "covinhas" alinhadas (cronologia: Pré-História, possivelmente)
Centro de Arqueologia de Arouca vai estudar achado da freguesia de Santa Eulália
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Ao longo do ano de 2017 foram identificados diversos sítios arqueológicos no concelho de Arouca, localizando- se um desses sítios numa encosta do lugar de Ameixieira.
O Centro de Arqueologia de Arouca (CAA), autor da descoberta, procedeu, na altura, a um breve registo fotográfico e descritivo do conjunto dos três afloramentos de xisto que continham várias gravuras rupestres, achado que, apesar de não se revelar singular no território, merece sempre a devida atenção - aliás, como a própria lei indica (Decreto-Lei nº 107/2001 de 8 de Setembro, sobre os princípios basilares do Património Cultural).
Recentemente, com os trabalhos de reflorestação que têm vindo a ganhar força nos baldios da Ameixieira (freguesia de Santa Eulália), na encosta norte da serra da Freita, à responsabilidade do Movimento Gaio e da Associação de Compartes dos Baldios da Ameixieira, alguns associados mais atentos do CAA aperceberam-se do risco acrescido para o património em questão (devido a fogueiras, plantações, entre outros riscos), procurando contacto imediato com as associações responsáveis pela reflorestação. Após contacto, o Movimento Gaio mostrou-se imediatamente disponível, receptivo e sensível às questões que envolvem o património cultural, procedendo de imediato, em parceria com Centro de Arqueologia de Arouca, à sinalização das áreas de sensibilidade arqueológica, evitando e deslocando quaisquer trabalhos previstos para os locais das gravuras.
Esta acção de sinalização de uma parte das áreas que apresentam risco de afectação arqueológica nos
baldios da Ameixieira, que tinha apenas como objectivo a preservação do património arqueológico local, acabou por atrair a atenção dos voluntários da reflorestação, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, «desencadeando um conjunto de questões, interacções e trocas de conhecimento e boas experiências que, esperamos, se voltem a repetir, associadas a outros exemplos de boas práticas», refere um elemento do CAA.
Uma vez mais se cumpriram os objectivos, sendo que os trabalhos de reflorestação prosseguiram a bom ritmo, como seria de esperar, e o património encontra-se salvaguardado, esperando agora pela possibilidade de um estudo mais aprofundado. 2018-02-28
 
Arouca

Domingo, 22 de Julho de 2018

Actual
Temp: 24º
Vento: NNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Seg
T 26º
V 3 km/h
Ter
T 22º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 49 visitantes online