ECONOMIA
 
Empresa avícola de Arouca vai comercializar mais de um milhão de frangos por ano
 
Interior da 'granja avícola alpinho'
Fundada em 2008, a unidade agro-industrial ‘Alpinho’ posiciona-se no topo do mercado
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No lugar de Gestosa, na freguesia de Escariz, a Alpinho (sociedade avícola dirigida por Albino Jorge Pinho) prepara-se para multiplicar por sete a sua capacidade produtiva: com um efectivo anual de 180.000 frangos, a partir de 2019 conta criar 1.300.000 aves destinadas a abate e exportação para Espanha e França.
«Somos a exploração com maior capacidade média, por pavilhão, em Portugal», adiantou ao RODA VIVA o proprietário, que fundou o aviário em 2008, inicialmente em Nabais, à conta de um investimento de 440 mil euros. Para o projecto que vai aumentar exponencialmente a sua empresa, com três naves usando «alta tecnologia, piso radiante aquecido, acesso remoto aos dados da produção, controlo de poeiras e facilidade de lavagens, mantendo a exploração com um efectivo de 214.000 frangos e seis ciclos por ano sem cheiros nas imediações», vão ser aplicados quase três milhões de euros.
No âmbito deste reforço de competitividade, a sociedade avícola arouquense foi recentemente distinguida (a 1 de Março) por boas práticas de gestão, na categoria 'novos projectos', com uma menção honrosa 'Prémio Nacional Agricultura', entregue pelo ministro Capoulas Santos.
Albino Jorge está orgulhoso da sua criação: «Temos das melhores estirpes de frangos a nível mundial, sem abdicarmos do cumprimento escrupuloso das normas de bem-estar animal, de higiene e desinfecção da exploração e isolamento sanitário». A unidade usa quase 40% de energia renovável e a charca (reservatório de água ao ar livre) prevê acesso de helicópteros em caso de necessidade no combate a incêndios. RV 2018-03-08
 
Arouca

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 28º
V 5 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 60 visitantes online