O Turismo de Portugal apresentou esta semana a nova campanha de turismo interno “Não Procures Mais Longe. Encontra o teu país.”, uma iniciativa que convida os portugueses a redescobrirem Portugal e a valorizarem as experiências que se encontram tão próximas.
Num contexto único para comunicar com os portugueses, a campanha mostra que o mais importante de uma viagem são as emoções e que essas podem encontrar-se bem perto. De uma forma surpreendente a campanha associa emoções ao território, evocando uma toponímia imaginada e criativa.
Assim, a Calma, a Aventura, a Quietude, o Espanto, as Certezas e a Felicidade, são exemplos de emoções que se tornam no nome de lugares, como a Serra da Quietude, Cascata da Paz, Aldeia da Calma, Castelo de Certezas, Praia do Espanto, Rio Feliz ou Trilho da Leveza (Arouca). Ainda que os nomes sejam imaginados, o território é autêntico e verdadeiro e é feito um mapeamento geográfico do país, onde se evocam múltiplos lugares de referência, fazendo recordar a diversidade de cidades, vilas e aldeias de Portugal.
A campanha, que terá duas fases de comunicação, uma entre Maio e Junho e outra de Setembro a Novembro, integra filmes de televisão, spots de rádio e conteúdos digitais que evocam as emoções associadas à descoberta, ao bem-estar e à diversidade das diferentes regiões do país, valorizando a autenticidade da oferta turística nacional.
A iniciativa surge num contexto em que várias regiões enfrentam uma necessidade acrescida de dinamização económica, na sequência dos impactos provocados pelas tempestades ocorridas durante o Inverno deste ano.
Através de uma abordagem aspiracional, os portugueses são convidados a redescobrir o território ao longo de todo o ano, destacando destinos, paisagens, património, natureza e experiências, promovendo também deste modo uma distribuição mais equilibrada e sustentável dos fluxos turísticos em todo o país.
Para além de falar de destinos, “Não procures mais longe” fala daquilo que cada lugar nos faz sentir, apelando e mobilizando os portugueses a “Encontrar o seu país”.