O largo da feira da antiga vila de Cabeçais ou, melhor, a Praça Dr. Albano de Castro, foi animada nos dias 2, 3 e 4 de Agosto por uma festa anual em que colaboram as colectividades da freguesia: o Grupo desportivo de Fermedo, a Associação de Pais de Fermedo e S. Miguel do Mato, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, a Comissão de Festas da Senhora da Saúde, o grupo das Senis (ginastas), o Grupo de Jovens Água Viva e a Associação Cultural e Recreativa de Cruz das Eiras, cada uma com uma delegação instalada numa pequena barraca de comes-e-bebes que vão sendo servidas às pessoas interessadas ao longo dos serões respeitantes aos dias indicados.
Esta festa, que é sempre muito concorrida, tem também o sentido de boas-vindas aos emigrantes, que são muitos, para mágoa nossa, e que partem para os países das suas residências passado muito pouco tempo.
A festa das colectividades não se limita à petisqueira, mas consta também de um programa de variedades que, regra geral, é muito apreciado pelos foliões e pelos moradores da periferia da Praça Dr. Albano de Castro.
Assim, no dia 2, pela noite, actuou o DJ Paulinho, na noite de 3 Agosto tivemos um arraial de folclore, em que participaram o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, o Grupo Folclórico os Fogueteiros de Arada, Ovar, Beira Litoral, Vareira, o Rancho Folclórico os Fazendeiros das Lagameças, Palmela, Estremadura Sul e Litoral Alentejano e o Centro Cultural e Recreativo Os malmequeres de Lourosa – Douro Litoral.
A organização do festival folclórico foi do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, com apoios da federação do Folclore Português, da Câmara Municipal de Arouca e das Juntas de Freguesia de Fermedo e S. Miguel do Mato.
No dia 4 de Agosto, pelas 9h00 realizou-se uma caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pelas 21h00, ao serão, uma sessão de cinema ao ar livre. Mafalda Fernandes
Fermedo: Fim-de-semana das colectividades
Outros Artigos de Interesse
Sociedade
Está neste momento a degradar-se, e quem sabe, até ao desaparecimento total
Arqueologia: Monumento “único” no concelho fora da rota Iter Hominis
Sociedade
O frio que se fazia sentir nessa noite não impediu que o público comparecesse
Encontro de Janeiras de Arouca encheu auditório
Sociedade
Homem de 31 anos interceptado no concelho de Arouca