Os mais de 58 mil militantes do Partido Socialista em condições de votar (o maior número de sempre com quotas pagas no partido desde que há registo centralizado) elegeram neste fim-de-semana os presidentes das 19 Federações do PS, oito deles eleitos pela primeira vez: Hugo Oliveira (foto), eleito presidente da Federação de Aveiro; Victor Hugo Salgado, em Braga; Benjamim Rodrigues, em Bragança; Ricardo Leão, na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Gonçalo Lopes, em Leiria; Nuno Araújo, no Porto; André Pinotes Batista, em Setúbal, e Armando Mourisco, em Viseu. Rui Santos volta a assumir o cargo de presidente da Federação de Vila Real.
Nas quatro Federações onde houve disputa (Aveiro, Baixo Alentejo, Braga e Leiria), Nelson Brito renovou o mandato no Baixo Alentejo, Hugo Oliveira ganhou em Aveiro, Victor Hugo Salgado, venceu na Federação de Braga e Gonçalo Lopes na de Leiria.
Em Arouca o acto eleitoral decorreu nas instalações dos BVA, tendo a votação caído para o candidato Jorge Sequeira (actual presidente da Federação, autarca de São João da Madeira), com 84% de boletins a favor e 16% contra. A ‘concelhia’ arouquense apoiava Sequeira, mas o antigo líder do PS local, Francisco Ferreira, veio a público mostrar apoio a Hugo Oliveira (deputado na Assembleia da República, natural de Estarreja), em ruptura com a linha de Pedro Nuno Santos.
A eleição do presidente da Federação resultou na vitória de Hugo Oliveira, com 63%, face a Jorge Vultos Sequeira, com 35%. As candidaturas a delegados adstritas à moção “Por Aveiro, um distrito inteiro!”, de Jorge Vultos Sequeira, fizeram eleger 82 delegados, ao passo que as candidaturas adstritas à moção “É Tempo de Fazer Mais”, de Hugo Oliveira, elegeram 166 delegados.
No todo nacional foram eleitos 4.460 delegados aos Congressos Federativos, aos quais se juntam 2972 delegados inerentes. O processo eleitoral interno irá prosseguir com a realização dos Congressos Federativos nos dias 12 e 13 de Outubro. RV/(com comunicado PS)