Poluição no rio Paiva chega ao Parlamento Europeu

A preocupação com os sucessivos episódios de poluição registados no rio Paiva e em alguns dos seus afluentes chegou ao Parlamento Europeu através de uma pergunta escrita dirigida à Comissão Europeia pela eurodeputada Ana Miguel Pedro (CDS), do Grupo do Partido Popular Europeu.

A iniciativa surge na sequência de diversas denúncias e alertas efetuados ao longo dos últimos anos por cidadãos e entidades locais, que têm vindo a reportar situações recorrentes de degradação da qualidade da água, com impacto no património ambiental, ecológico, turístico e económico do concelho de Arouca.

Na pergunta enviada à Comissão Europeia, é referido que, nas últimas semanas, se verificou um agravamento destes fenómenos, evidenciado pelo aumento da turbidez da água, pela presença de espuma esbranquiçada e por odores intensos e desagradáveis. É igualmente destacado o episódio registado no dia 10 de Junho de 2026, na freguesia de Canelas e Espiunca, que motivou novos alertas e pedidos de investigação.

A eurodeputada questiona a Comissão Europeia sobre o conhecimento da situação, sobre a eventual violação das obrigações impostas pela Directiva-Quadro da Água (Directiva 2000/60/CE) e sobre a possibilidade de instar as autoridades locais competentes a desenvolverem uma investigação aprofundada e a adoptarem medidas correctivas que garantam o cumprimento da legislação ambiental europeia.

O rio Paiva é reconhecido pela sua elevada qualidade ambiental, integrando áreas classificadas e constituindo um importante recurso natural para as populações locais, para o turismo de natureza e para diversas atividades económicas da região. A proteção deste patrimônio deve ser uma prioridade, exigindo uma atuação eficaz das entidades competentes na identificação das causas da poluição e na implementação das medidas necessárias para a sua prevenção. Pedro Bastos (deputado municipal CDS)

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

Município promove Oficinas de Canto a Vozes no âmbito do projecto “Vozes da Terra”

Revitalizar esta tradição musical, incentivando o aparecimento de novos praticantes e contribuindo para a preservação de exemplares valiosos do Cancioneiro de Arouca
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MANSORES