Escola Secundária promoveu o Dia dos Cursos Profissionais

O Agrupamento de Escolas de Arouca promoveu, na escola-sede (ESA), nova edição do “Dia dos Cursos Profissionais”. O dia dedicado ao ensino profissional (13 de Março) foi composto por iniciativas de informação, valorização e divulgação desta componente de formação dos alunos. Vídeos promocionais das actividades desenvolvidas nos vários cursos, workshops, exposições, sessões interactivas e comunicações mobilizaram directores de curso, professores e alunos envolvidos na formação profissional. No presente ano lectivo, 45% dos alunos do ensino secundário frequentam os cursos profissionais ministrados na escola: Electrónica e Telecomunicações, Animador Sociocultural, Multimédia, Auxiliar de Saúde e Restauração, nas variantes de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, num total de doze turmas. Na sessão de abertura, a directora e a subdirectora do AE Arouca, professoras Amélia Rodrigues e Ana Isabel Jesus, respectivamente, contextualizaram a relevância da iniciativa de divulgação dos cursos profissionais, agradecendo a colaboração de todos os que nela estiveram envolvidos.


«A escola tem investido nos cursos profissionais»

Na mensagem dirigida aos alunos, a professora Grázia Santiago, coordenadora dos Cursos Profissionais, destacou as vantagens decorrentes do investimento na melhoria da qualidade dos cursos profissionais.

«Este é um dia importante para informar, esclarecer e orientar os alunos, não só os que já frequentam estes cursos, mas especialmente os que estão a terminar o 3º ciclo e vão iniciar outro ciclo de estudos, de tudo aquilo que a escola faz pelos cursos profissionais. Nem tudo é perfeito, mas a nossa escola está sempre preocupada em tentar melhorar e inovar. Para isso tem feito um enorme investimento nestes cursos. A escola aderiu ao selo EQAVET para garantir uma certificação de qualidade, tem também investido muito nas mobilidades do Erasmus+ para os alunos terem a oportunidade de usufruir de experiências socioculturais, de aprendizagem e de trabalho em países europeus. A escola investe ainda nas parcerias, que são muito diversificadas e têm aumentado anualmente a fim de poder proporcionar aos alunos a formação em contexto de trabalho (FCT). É importante que estes investimentos se traduzam também em resultados. Este é um percurso de grande interesse para os alunos e que merece ser estimado. A nossa escola é uma escola pública, que oferece muitos recursos e que os alunos devem aproveitar e valorizar», referiu a docente.


Testemunhos de ex-alunos e empregadores

A jornada teve ainda a participação do empregador de alunos de Multimedia, Fernando Vieira (Sportflash Solutions) e de ex-alunos da ESA, Márcia Brandão (Saúde), Pedro Barbosa (Electrónica e Telecomunicações), Diana Oliveira, Fernando Machado e Ana Nunes (todos do serviço de Restauração e Hotelaria). Por videoconferência, esteve ainda Emanuel Silva, técnico especializado da área de cozinha da Escola Secundária de Gaia Nascente, que analisou o paralelismo entre escolas no que toca à gestão organizacional, curricular e pedagógica. A escola arouquense, que manteve o selo EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), tem ainda promovido o contacto com stakeholders internos e externos – empregadores, Associação de Pais, equipa EQAVET, Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e a autarquia para, no contexto dos planos de melhora a implementar, debater assuntos como a empregabilidade dos alunos, o mercado de trabalho, a aproximação do agrupamento às empresas e os incentivos dados pelos empregadores para fixar os alunos.

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Escola Amiga da Criança distinguiu oitos Escolas Básicas de Arouca

Projectos que promovem a cidadania e a inclusão das crianças
Sociedade

XXXIX Encontro de Janeiras

Quatro grupos actuaram no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca
Sociedade

Inauguração das Obras Jubilares na Igreja Paroquial de Santa Eulália

Restauro de dois altares colaterais, após mais de seis meses de trabalho