O Agrupamento de Escolas de Arouca promoveu, na escola-sede (ESA), nova edição do “Dia dos Cursos Profissionais”. O dia dedicado ao ensino profissional (13 de Março) foi composto por iniciativas de informação, valorização e divulgação desta componente de formação dos alunos. Vídeos promocionais das actividades desenvolvidas nos vários cursos, workshops, exposições, sessões interactivas e comunicações mobilizaram directores de curso, professores e alunos envolvidos na formação profissional. No presente ano lectivo, 45% dos alunos do ensino secundário frequentam os cursos profissionais ministrados na escola: Electrónica e Telecomunicações, Animador Sociocultural, Multimédia, Auxiliar de Saúde e Restauração, nas variantes de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, num total de doze turmas. Na sessão de abertura, a directora e a subdirectora do AE Arouca, professoras Amélia Rodrigues e Ana Isabel Jesus, respectivamente, contextualizaram a relevância da iniciativa de divulgação dos cursos profissionais, agradecendo a colaboração de todos os que nela estiveram envolvidos.
«A escola tem investido nos cursos profissionais»
Na mensagem dirigida aos alunos, a professora Grázia Santiago, coordenadora dos Cursos Profissionais, destacou as vantagens decorrentes do investimento na melhoria da qualidade dos cursos profissionais.
«Este é um dia importante para informar, esclarecer e orientar os alunos, não só os que já frequentam estes cursos, mas especialmente os que estão a terminar o 3º ciclo e vão iniciar outro ciclo de estudos, de tudo aquilo que a escola faz pelos cursos profissionais. Nem tudo é perfeito, mas a nossa escola está sempre preocupada em tentar melhorar e inovar. Para isso tem feito um enorme investimento nestes cursos. A escola aderiu ao selo EQAVET para garantir uma certificação de qualidade, tem também investido muito nas mobilidades do Erasmus+ para os alunos terem a oportunidade de usufruir de experiências socioculturais, de aprendizagem e de trabalho em países europeus. A escola investe ainda nas parcerias, que são muito diversificadas e têm aumentado anualmente a fim de poder proporcionar aos alunos a formação em contexto de trabalho (FCT). É importante que estes investimentos se traduzam também em resultados. Este é um percurso de grande interesse para os alunos e que merece ser estimado. A nossa escola é uma escola pública, que oferece muitos recursos e que os alunos devem aproveitar e valorizar», referiu a docente.
Testemunhos de ex-alunos e empregadores
A jornada teve ainda a participação do empregador de alunos de Multimedia, Fernando Vieira (Sportflash Solutions) e de ex-alunos da ESA, Márcia Brandão (Saúde), Pedro Barbosa (Electrónica e Telecomunicações), Diana Oliveira, Fernando Machado e Ana Nunes (todos do serviço de Restauração e Hotelaria). Por videoconferência, esteve ainda Emanuel Silva, técnico especializado da área de cozinha da Escola Secundária de Gaia Nascente, que analisou o paralelismo entre escolas no que toca à gestão organizacional, curricular e pedagógica. A escola arouquense, que manteve o selo EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), tem ainda promovido o contacto com stakeholders internos e externos – empregadores, Associação de Pais, equipa EQAVET, Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e a autarquia para, no contexto dos planos de melhora a implementar, debater assuntos como a empregabilidade dos alunos, o mercado de trabalho, a aproximação do agrupamento às empresas e os incentivos dados pelos empregadores para fixar os alunos.