O Programa Eco Escolas – Coordenação Portugal – premiou dois trabalhos desenvolvidos por alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca no concurso nacional que envolveu centenas de escolas em várias modalidades de educação ambiental e de protecção da natureza.
Um dos projectos – “Constrói o teu Depositrão”, aberto a todos os graus de ensino – foi participado pelos alunos da Educação Inclusiva, no âmbito da Geração Depositrão, «uma das actividades mais antigas do Programa Eco-Escolas que surgiu de uma parceria com a Erp Portugal e tem como principal objectivo, incentivar a recolha e o correcto encaminhamento de resíduos e equipamentos eléctricos e electrónicos.»
Um depositrão aberto à comunidade
O “Depositrão” arouquense, um dos vencedores, envolveu 13 alunos, com idades entre os 10 e os 19 anos, e teve ainda a virtude de ter sido construído a partir de materiais em fim de vida recolhidos no Ecocentro Municipal de Arouca. Para cumprir os objectivos, foi colocado na escola-sede, em lugar acessível a toda a comunidade. Durante a execução os alunos «desenvolveram competências de autonomia pessoal e social e aprendizagens substitutivas no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da escola, orientados por professores de Educação Especial», refere a nota informativa. A iniciativa de cariz ambiental é promovida pela European Recycling Platform, em parceria com a Eco-Escolas. Ex-aequo com a escola arouquense, foram galardoadas a Escola EB2,3/S de Oliveira de Frades e a Escola Básica nº1/JI de Arganil.
Papas de nabiça valeu segundo lugar nacional
O Programa Eco-Escolas e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação desafiaram ainda as escolas a trabalharem o tema da Alimentação Saudável e Sustentável. O projecto, apoiado pela Jerónimo Martins, contou este ano com a inscrição de 357 escolas, tendo a turma F do 8º ano de escolaridade alcançado o segundo prémio na categoria “Receitas Sustentáveis têm Tradição”. Uma ideia que levou os alunos ao lugar de Pedrogão, na freguesia de Moldes, para descobrir e registar em vídeo [link disponível abaixo] a confecção de umas tradicionais “Papas de Nabiça”, receita gastronómica que junta na panela sobre o lume carne de porco, farinha de milho, nabiças, azeite e sal q.b. Nesta categoria, o primeiro prémio foi atribuído à Escola Secundária Jaime Moniz, do Funchal.
«Felicitamos a turma 8ºF e os alunos da Educação Inclusiva, assim como todos os professores envolvidos e assistentes operacionais, pelos prémios arrecadados nos concursos nacionais», frisou a Equipa Eco-Escolas do AE de Arouca. MS/RV
VIDEO AQUI