Biblioteca D. Domingos P. Brandão encheu para celebrar os 50 anos do PSD em Arouca

A Biblioteca Memorial D. Domingos P. Brandão revelou-se pequena para acolher todos os que quiseram associar-se à apresentação do livro “50 anos do PPD/PSD em Arouca. Uma história de compromissos”, da autoria de Óscar Brandão. Num ambiente de grande emoção e sentido de comunidade, a sessão reuniu rostos do passado, do presente e do futuro do concelho, assim como dirigentes associativos, independentes da causa pública e destacadas figuras do universo social e político de Arouca.

Mais do que um livro sobre a história do PSD, a cerimónia foi também uma viagem pelos últimos 50 anos de Arouca, com os seus desafios, conquistas e protagonistas. A plateia, atenta e participativa, aplaudiu de pé as presenças da médica Salomé Martingo, antiga presidente da Assembleia Municipal, e de Zeferino Brandão, ex-presidente da Câmara Municipal de Arouca, ambos eleitos pelo PSD, cuja memória e legado continuam bem vivos entre os arouquenses.

Óscar Brandão

O momento mais marcante da tarde coube a Óscar Brandão, cuja intervenção foi calorosamente ovacionada. Com emoção e gratidão, lembrou os muitos que contribuíram para o percurso do partido em Arouca, com especial destaque para aqueles que “já partiram, mas deixaram uma marca que permanece”.

Rui Vilar, actual presidente do PSD Arouca, abriu a sessão com uma intervenção onde revisitou figuras marcantes do percurso do partido no concelho, do seu início até à actualidade. Destacou o trabalho incansável de Óscar Brandão ao longo dos anos, culminando nesta obra que pretende ser, mais do que uma homenagem, um contributo para a memória colectiva de Arouca. Lançou ainda um repto claro: “Contamos com todos para o desafio autárquico que se aproxima”, num sinal inequívoco de união e mobilização dentro do partido.

A sessão contou também com a presença dos presidentes do CDS Distrital de Aveiro, Pedro Magalhães, e do CDS Arouca e actual presidente da Assembleia Municipal, Pedro Vieira, sublinhando o espírito de união.

O presidente da Distrital do PSD Aveiro e actual Secretário de Estado do Ambiente também se associou à sessão, reafirmando o apoio desde a primeira hora à iniciativa da secção de Arouca e destacando o papel activo que o partido tem tido no concelho.

Manuel Castro Almeida

O encerramento esteve a cargo do convidado de honra, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, figura muito acarinhada em Arouca. Para além de elogiar a capacidade e dinamismo do PSD local, recordando o recente resultado expressivo da AD nas legislativas e deixando uma mensagem com impacto: o Governo inscreveu já a 3.ª fase da Variante Arouca-Feira no último Orçamento do Estado e numa resolução do Conselho de Ministros, assumindo o compromisso de avançar com a obra ao longo da legislatura.

Um final que reforçou o sentimento geral da tarde: o futuro constrói-se com memória, compromisso e união.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

CDS Arouca faz balanço autárquico e apresenta visão de futuro para o concelho

«Estamos mais próximos dos cidadãos e, por isso, mais aptos a responder às suas reais necessidades»
Política

Vitor Arouca será recandidato à Junta da União de Freguesias de Arouca e Burgo

O actual presidente tem o apoio da estrutura local do PSD
Política

Miguel Ângelo Quintas vai ser o candidato PSD à Junta de Fermedo

Eleições autárquicas vão realizar-se no Outono deste ano