FERMEDO 0-1 SANGUEDO
1ª Divisão da AFA – Zona Norte
8ª jornada – 30 de Novembro 2025
Jogo no Parque Desportivo de Fermedo.
Árbitro: Bruno Moreira (AFA), auxiliado por Gabriel Figueiredo e Xavier Bastos.

UD Fermedo: Rúben Rodrigues, Edu Gomes (Ricardo Rocha, 78), Mota, Bruno Almeida, Nuno Teixeira, Miguel Fernandes (Ricky, 70), Trindade, Ruben Azevedo, Leonardo (André Ferreira, 45), Paiva (Pedro Oliveira, 78) e Luís Silva (Roberto, 70).
Suplentes não utilizados: Miguel Nogueira, Miranda, Ricardo Silva e Telmo.
Treinador: Tiago Casanova

Ao intervalo: 0-0
Marcador: 0-1 (Paulinho, 67).

Duelo resolvido pela eficácia
No último lugar da classificação, Fermedo procura ainda a primeira vitória na prova, mas voltou a perder pela margem mínima, num duelo com o Sanguedo, quarto classificado. Num recinto com muita assistência, a equipa visitante teve maior afirmação ofensiva, mas a equipa da casa bateu-se bem, não permitindo a melhor fluência de jogo aos visitantes. O primeiro e praticamente único lance de golo eminente da primeira parte esteve num cabeceamento de Paulinho (15’), mas o guardião Rúben esteve sempre em bom nível e negou a oportunidade. Porém, o avançado do Sanguedo voltou a aparecer a meio da segunda parte, desta vez para ser o herói da tarde ao facturar a vitória tangencial. Uma jogada que frustrou as expectativas dos fermedenses. Tiago Casanova ainda puxou dos argumentos do banco, mas a muita vontade foi insuficiente para anular a vantagem do já bem motivado grupo de Sanguedo.

DECLARAÇÕES NO FINAL DO ENCONTRO
No final do encontro, Roda Viva falou com o treinador e coordenador desportivo do clube, Tiago Casanova, que abordou o jogo e as perspectivas para esta época de estreia da UDF na 1ª Divisão da AF Aveiro.
[Sobre o jogo]
«Vínhamos com a estratégia montada, conhecíamos bem os pontos fortes do Sanguedo e os jogadores que podem desequilibrar, mas um erro de um jogador nosso, que não abordou bem a bola, deu espaço ao avançado, que não vacilou. A equipa desligou e não conseguiu retomar o jogo com a mesma qualidade. Estivemos com preocupação defensiva, mas faltou-nos ter mais bola, assumir mais o jogo, ter criatividade no ataque.»
[Derrotas tangenciais, 3 golos marcados]
«Temos perdido vários jogos pela diferença mínima. Por vezes, por erros nossos. O nosso problema é que chegamos muitas vezes à área, mas não estamos a conseguir ofensivamente criar oportunidades de golo, falta à equipa um matador nato.»
[Objectivos para a época]
«A equipa foi promovida pela primeira vez a esta divisão. O campeonato é difícil. Não temos problema em dizer que nesta altura estamos no lugar de lanterna vermelha da classificação, mas os adeptos do Fermedo podem acreditar que até ao final do campeonato vamos dar tudo pela manutenção do clube. A equipa estava preparada para competir na 2ª divisão e para procurar os primeiros lugares. Subimos, administrativamente, à última da hora, e só conseguimos ir buscar um reforço. Batemo-nos bem nos jogos, mas faltam-nos mais soluções na frente, fazer mais golos. Mas ainda falta muito campeonato e nada está perdido.»
[A UDF é um dos grandes polos de formação no concelho]
«Fazemos claramente uma aposta na formação. Esse é o meu plano. O plantel sénior tem sete jogadores da formação, todos têm jogado. Neste jogo [Sanguedo], dois foram mesmo titulares. Claro que falta ainda maturidade, experiência, mas acredito no potencial deles. É um processo de aprendizagem, é jogando que vão evoluindo no melhor sentido. Temos equipas nos diferentes escalões, o objectivo é que puxar pela sua qualidade e que progridam até ao patamar sénior. Também perdemos todos os anos jogadores para outros clubes, isso acontece porque eles têm valor.»
[Estreia do clube no futebol feminino]
«Estou também a treinar a equipa de futebol feminino [sub-15, futebol de sete] que compete no campeonato interdistrital. Ainda não arranjamos uma solução, um treinador em permanência, algo que pretendemos solucionar, porque eu prefiro estar a observar de fora, enquanto coordenador.»
PORTAS ABERTAS PARA ATLETAS FEMININAS
Aumentar o número de praticantes femininas é também um dos objectivos da UD Fermedo, referiu ao Roda Viva a presidente da direcção, Anabela Sousa. «Temos as portas abertas para as jovens que pretendam inscrever-se no nosso clube, é uma sensibilização que pretendemos fazer também junto das escolas, com a intenção de reforçarmos este nosso sector da formação», referiu a dirigente, que assumiu esta época a liderança do clube da freguesia de Fermedo. MMS/RV

CD 1ª DIVISÃO – ZONA NORTE
1º ARGONCILHE, 8J-7V-0E-1D-18-7G-21 PONTOS
2º CARREGOSENSE, 8J-5V-0E-3D-17-11G-15 PONTOS
9º ACRD MOSTEIRÔ, 7J-2V-2E-3D-12-13G-8 PONTOS
14º UD FERMEDO, 8J-0V-2E-6D-3-14G-2 PONTO
9ª JORNADA
Domingo, 14/12
UD FERMEDO – ACRD MOSTEIRÔ