Santa Clara 0-0 FC Arouca

15ª jornada

21 de Dezembro 2025

Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, Açores.

Espectadores: 1534

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real), auxiliado por João Bessa Silva e André Ferreira.

VAR: Bruno Esteves (AF Setúbal).


Santa Clara – Batista; Henrique, Luís Rocha e Sidnei Lima; Serginho, Adriano Firmino (Djé Tavares, 64), Pedro Ferreira (Vinícius, 74) e Mateus Araújo (Tiago Duarte, 75), Gabriel Silva (Elias, 87), Brenner e Wendel (Luquinhas, 64).

Suplentes não utilizados: Neneca, João Costa e Adriel.

Treinador: Vasco Matos


FC Arouca – Nico Mantl; Tiago Esgaio, Popovic (Solà, 20), Fontán, Matias Rocha e Puche; Pedro Santos e Espen Van Ee (Fukui, 87), Trezza (Pablo Gozálbez, 87), Djouahra (Barbero, 87) e Nandín (Hyunju, 67).

Suplentes não utilizados João Valido, Alex Pinto, Diogo Monteiro e David Simão.

Treinador: Vasco Seabra


Arouca em recuperação caça um ponto na noite açoriana

Os lobos de Arouca caçaram um ponto nos Açores, um resultado útil numa fase em que a equipa sai da penumbra das derrotas e acrescenta agora quatro pontos à classificação, depois de ter já vencido o Alverca. Dado positivo foi ainda a equipa voltar a manter, pela segunda vez esta época, a baliza intacta. Numa partida em que Vasco Seabra entrou com três centrais, a maior segurança conferida ao meio campo pela abrangência física e técnica de Pedro Santos, coadjuvado pelas recuperações de Van Ee, resultou em melhor equilíbrio frente a um adversário sempre incómodo, apesar de algum desgaste derivado do jogo a meio da semana frente ao Sporting para a Taça de Portugal. Aliás, os sectores defensivos das duas equipas pouco permitiram às linhas avançadas, sendo de destacar o bom regresso de Matias Rocha, providencial em três lances que ameaçavam a baliza de Mantl. Neste contexto de pressões altas e fortes marcações de parte a parte, o jogo acabou por ter pouca baliza, de tal forma que foram apenas três os momentos em que o golo andou verdadeiramente a rondar o Estádio de São Miguel. A primeira, num remate perigoso de Serginho aos 35 minutos.


Duas melhores ocasiões foram do Arouca

As outras duas grandes oportunidades tiveram autoria arouquense – aos 45+1, Trezza, disparou para a defesa da noite de Batista, ficando para Hyunju, aos 90+4, o remate final, em arco, que quase fez levantar as hostes arouquenses das cadeiras. No resto, muita luta pelos pontos, que acabaram, justamente, em um para cada lado. O FC Arouca despediu-se de terras açorianas com um ponto e ainda um cumprimento ao único adepto e sócio, Francisco Pato, presente na bancada destinada aos visitantes. Os lobos aguardam agora a receção de domingo ao quarto classificado, o Gil Vicente de Barcelos, com quem nunca (!) perdeu em 17 encontros já realizados. MMS/RV (foto: Liga Portugal)


Declarações no final do jogo

Vasco Matos (treinador do Santa Clara): “Depois de uma semana em que aquilo que nos fizeram foi desumano, entramos em desvantagem, mas os jogadores deram uma grande resposta. Era humanamente impossível fazer mais. Somamos mais um ponto nesta nossa caminhada.”


Vasco Seabra (treinador do FC Arouca): “Sendo justo, acho que o resultado se ajusta, mas penso que as melhores oportunidades foram nossas. Foi um jogo com pouca baliza por parte das duas equipas. Viemos de uma sequência difícil e a equipa está a ganhar consistência e a não sofrer golos. Defrontar o Santa Clara aqui nos Açores é sempre difícil, é um adversário competente. Crescemos em termos defensivos e permitimos pouco ao Santa Clara, em termos ofensivos chegamos muitas vezes ao último terço, mas fomos pouco clarividentes. Depois de uma fase dura, conquistamos uma vitória e agora um empate num campo difícil. Vamos continuar a trabalhar, com confiança, para subirmos degrau a degrau.”


PRÓXIMOS JOGOS FCA
16.ª jornada (domingo, 28/12)
FC Arouca – Gil Vicente (15h30)
17.ª jornada (sábado, 03/01)
Tondela – FC Arouca (15h30)
FIM DA 1.ª VOLTA

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Mosteirô cresce com mais três pontos no sapatinho. Fermedo ainda não ganhou

Domingo há Taça no Estádio da Portelada, frente ao Fiães
Desporto

Lara Lisboa, da UD Fermedo, integrou a Selecção Distrital Sub-16 Feminina

Selecção da AF Aveiro qualificou-se no Torneio Interassociações para a Liga de Ouro
Desporto

Em Fermedo, primeiro dérbi concelhio sorriu ao Mosteirô

AFA: Equipa da Portelada não perde há cinco jogos