Ponte Suspensa é finalista dos “Prémios dos Fundos Europeus”

A ponte suspensa 516 Arouca é um dos 25 projetos finalistas da 1.ª edição dos “Prémios dos Fundos Europeus”. A infraestrutura, inaugurada em Maio de 2021, concorre na categoria “Portugal + Próximo dos Cidadãos”, na qual será avaliada por um júri, e na “Escolha do Público”, categoria em que o público poderá votar no projeto que considere mais relevante. As votações estão abertas até 4 de Dezembro e decorrem em https://www.premiosdosfundoseuropeus.pt/finalistas/.

Na categoria “Portugal + Próximo dos Cidadãos”, criada para “projectos relacionados com o desenvolvimento a nível local, que promovam a coesão social e territorial, e o desenvolvimento urbano sustentável”, a 516 Arouca – Ponte Suspensa concorre com os projectos Fundão MEDEIA: Rede de Mediadores Municipais e Interculturais, @GIR – Gabinete de Inovação Regional, Museu Nacional Resistência e Liberdade Espaço de Memória/Agente Activo de Cidadania e AMP – Património Cultural: Jornadas Metropolitanas do Património.

Os projectos finalistas serão avaliados por um júri composto por três elementos de renome e elevado reconhecimento e mérito nas áreas relacionadas com os mesmos, entre os quais um jornalista que acompanhe o tema dos fundos europeus e/ou os temas relacionados com as categorias.

O júri avaliará critérios como a coesão (o contributo do projecto para a coesão económica, social e territorial em geral), o impacto (impacto local e regional do projecto e a qualidade dos resultados), a inovação (carácter inovador do projecto segundo a lógica da categoria de prémios selecionada), a sustentabilidade (potencial do projecto para perdurar no futuro, em termos de sustentabilidade económica), a cidadania (modo como os cidadãos e intervenientes da sociedade civil se envolveram no desenvolvimento e/ou implementação do projeto) e a transferibilidade (potencial do projecto para ser transferido para outras regiões ou ser ampliado e implementado a nível nacional).

“É com enorme satisfação que vemos a ponte suspensa 516 Arouca nomeada para um prémio que visa divulgar projectos que atestam o bom uso dos fundos europeus. O Município de Arouca tem procurado rentabilizar ao máximo os fundos europeus para levar a cabo projectos e iniciativas que reforcem a competitividade e a coesão territorial, pelo que esta nomeação comprova o bom trabalho que temos vindo a desenvolver”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

Os “Prémios dos Fundos Europeus” visam a promoção de projectos financiados pela União Europeia, através do Portugal 2020 , do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), do Portugal 2030 e do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030), com o objectivo de demonstrar o impacto de projectos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são  implementados, evidenciando a importância do apoio europeu.

A iniciativa é promovida pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o apoio e envolvimento directo das Autoridades de Gestão que integram esta Rede.

A cerimónia de entrega dos “Prémios dos Fundos Europeus” vai decorrer a 5 de Dezembro, no Convento de S. Francisco, em Coimbra. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

Centro Hospitalar do EDV inaugura nova sala de bloco operatório

Projecto financiado pelo PRR para criação da sala 3 de ambulatório no ‘São Sebastião’
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MANSORES