Centro Hospitalar do EDV inaugura nova sala de bloco operatório

A Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULS EDV) concluiu o projecto “Criação da Sala 3 de Bloco Operatório de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (Piso 1)”, uma intervenção estruturante financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU.

Este investimento permitiu a modernização e ampliação da área de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (HSS), respondendo ao crescimento sustentado da actividade cirúrgica em regime de ambulatório e às necessidades assistenciais da população da região.

A intervenção incidiu na reformulação profunda do Bloco Operatório de Ambulatório, incluindo: Criação e plena operacionalização de uma nova sala de bloco operatório, preparada para a realização de cirurgias sob anestesia geral; Restruturação e ampliação das áreas de preparação e recobro de doentes, garantindo melhores condições de segurança, conforto e qualidade assistencial; Reorganização dos circuitos de entrada e saída dos doentes, assegurando o cumprimento das normas regulamentares e das boas práticas clínicas; e Adequação das infraestruturas técnicas, sistemas de climatização, ventilação, revestimentos e condições de segurança.

Com esta intervenção, o Bloco do Piso 1 do HSS passa a dispor de um núcleo de três salas operatórias, aumentando significativamente a capacidade de resposta cirúrgica, a diversidade de procedimentos realizados e a eficiência do serviço.

O projecto integra-se no Plano de Desenvolvimento Organizacional da ULSEDV e responde às obrigações assistenciais definidas no Contrato-Programa com o Ministério da Saúde. A sua concretização contribui para: Redução de tempos de espera cirúrgicos; Aumento da produção cirúrgica em regime de ambulatório; Melhoria da segurança do doente e das condições de trabalho dos profissionais; e Utilização mais eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Este projecto teve um custo que ascendeu a 399.892,88€ (valor s/ IVA) e foi totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento em infra-estruturas de saúde, com o apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU, reforçando o compromisso com a recuperação, modernização e resiliência do Serviço Nacional de Saúde.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

PSD Arouca pede intervenção urgente nas Alagoas e alerta para “limite intolerável” na segurança rodoviária

No documento enviado à entidade gestora da infraestrutura, manifesta preocupação com o número de acidentes registados ao longo dos últimos anos
Comunicados

Município implementa Unidade móvel Balcão SNS24

O serviço funcionará mensalmente, na segunda semana de cada mês
Comunicados

I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da CPLP reforça cooperação entre territórios lusófonos

A ligação entre património geológico, biodiversidade, educação e comunidades locais esteve muito presente