Ponte pedonal suspensa: manutenção periódica custará à CMA até 72 mil euros por ano

Foi publicado em Diário da República no último dia do mês de Outubro um concurso público lançado pela Câmara Municipal para ‘Aquisição de serviços de Manutenção da Ponte 516 Arouca’, a icónica travessia pedonal suspensa sobre o rio Paiva, que liga as freguesias de Canelas e de Alvarenga, inaugurada em Maio de 2021.

Construída com uma solução estrutural arrojada de betão armado e cabos de aço tensionados, o ‘gigante’ turístico sobre as águas bravas entra a partir de agora na fase de vida útil que obriga a manutenção periódica (verificação dos materiais, lubrificação, substituição e tensionamento de cabos e peças do tabuleiro,…). Para os próximos cinco anos, a autarquia estima um custo até 360.400 euros (+ IVA), a que corresponde pagar uma verba anual de 72.000 euros (+ IVA) à empresa que venha a ganhar o concurso.

De acordo ainda com o plano de manutenção periódica da estrutura consultado pelo RODA VIVA, o fornecimento dos materiais a aplicar é responsabilidade da autarquia, e não da empresa que irá fazer os trabalhos, como sendo “parafusos, porcas ou anilhas que a ponte utiliza nos tramos ou nos pendurais; grampos de fixação do gradil do pavimento; manilhas e anéis rápidos de suspensão dos tramos; conjuntos de ligação dos tabuleiros; placas de gradil de pavimento; e redes laterais”. RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

“O Livro de Mansores” foi apresentado: «respira-se Mansores ao folhear as suas 730 páginas»

Obra magistral de José António Rocha foi divulgada na freguesia
Sociedade

‘4540 Jovem’ promove acção de reflorestação no Baldio do Viso

É compromisso desta associação acompanhar o crescimento das plantas e fazer a monitorização contínua da área
Sociedade

Banda Musical de Arouca, património vivo a caminho dos dois séculos

Presidente e maestro falaram ao RODA VIVA