Foi publicado em Diário da República no último dia do mês de Outubro um concurso público lançado pela Câmara Municipal para ‘Aquisição de serviços de Manutenção da Ponte 516 Arouca’, a icónica travessia pedonal suspensa sobre o rio Paiva, que liga as freguesias de Canelas e de Alvarenga, inaugurada em Maio de 2021.
Construída com uma solução estrutural arrojada de betão armado e cabos de aço tensionados, o ‘gigante’ turístico sobre as águas bravas entra a partir de agora na fase de vida útil que obriga a manutenção periódica (verificação dos materiais, lubrificação, substituição e tensionamento de cabos e peças do tabuleiro,…). Para os próximos cinco anos, a autarquia estima um custo até 360.400 euros (+ IVA), a que corresponde pagar uma verba anual de 72.000 euros (+ IVA) à empresa que venha a ganhar o concurso.
De acordo ainda com o plano de manutenção periódica da estrutura consultado pelo RODA VIVA, o fornecimento dos materiais a aplicar é responsabilidade da autarquia, e não da empresa que irá fazer os trabalhos, como sendo “parafusos, porcas ou anilhas que a ponte utiliza nos tramos ou nos pendurais; grampos de fixação do gradil do pavimento; manilhas e anéis rápidos de suspensão dos tramos; conjuntos de ligação dos tabuleiros; placas de gradil de pavimento; e redes laterais”. RV