O Centro Paroquial e Social Mafalda “Patronato”, fundado em 1949 pelo padre Adriano Moreira de Sousa Moreira, crescendo em comunhão com o contexto social do município de Arouca, vai celebrar as ‘bodas de diamante’ no próximo dia 20 de Setembro nas suas instalações na vila de Arouca.
A beneficência, a formação e a ocupação de tempos livres foram áreas constantemente valorizadas pelo “Patronato” ao longo das décadas, instituição que mantém uma ligação umbilical com a população arouquense.
Iniciando a sua actividade com a sua Escola de Costura e Bordados, o “Patronato” evoluiu para a sua designação actual de Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda, crescendo progressivamente na oferta de respostas sociais.
Neste momento são cinco as ofertas sociais que a instituição oferece – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão; Residências de Autonomização e Inclusão; Creche e Jardim de Infância; Centro de Actividades de Tempos Livres e Casa de Acolhimento Residencial.
A construção de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) é presentemente o grande desígnio do “Patronato”, cuja direcção considera “uma obra de inegável interesse social para Arouca”, estando a empreitada de construção neste momento em fase de concurso público.
O padre Luís Mário Ribeiro é o presidente da instituição. RV