Desporto, bem-estar e dependências foi o tema da palestra promovida, ontem, 14 de Novembro, pela associação Rotary Club de Arouca, em parceria com o FC Arouca e o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, da União de Freguesias de Arouca e Burgo e da Casa do Povo de Arouca, entidade que acolheu a iniciativa no seu pavilhão gimnodesportivo. A iniciativa de natureza pedagógica foi dirigida a pais e encarregados de educação e sobretudo às centenas de jovens que compõe as escolas de formação das duas entidades desportivas envolvidas. Além da presidente do Rotary de Arouca, Rosário Ferro, da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, do presidente da União de Freguesias, Vitor Arouca, estiveram presentes os coordenadores da formação do FC Arouca, Tiago Pinho, e do CJS Arouca, Hugo Xavier Rocha e Mário Henrique Pinto, assim como técnicos dos diferentes grupos de formação.

Guarda Nacional Republicana alerta os jovens para os riscos da droga
Dividida em duas partes, a primeira teve a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da sua Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Oliveira de Azeméis. Conduzida pelos agentes Jorge Andrade e Tiago Oliveira, a sessão educativa orientou os jovens para a prevenção de comportamentos aditivos e o evitamento de atitudes que ponham em risco a sua vida presente e futura. Um dos assuntos mais preocupantes da sociedade contemporânea e para a vida dos jovens é o das substâncias psicotrópicas, um problema que «só com a ajuda de todos é possível resolver; é um assunto que diz respeito aos jovens, aos pais, à comunidade e às autoridades», frisaram os representantes das forças de segurança, que integram também o projecto Escola Segura.

Arouca já preocupa
A caracterização das várias substâncias, os respectivos efeitos físicos e psicológicos, as dramáticas consequências para vida dos consumidores, os perigos que podem advir de certas abordagens e os riscos aquando da frequência de bares e discotecas estiveram na agenda de sensibilização que incluiu ainda o alerta para outros tipos de consumo viciantes como o tabaco e o álcool, os jogos online e as redes sociais. «Não à droga …é não. Não tentem, não experimentem», vincaram os agentes da GNR na mensagem final dirigida à plateia constituída por algumas centenas de jovens arouqueses, numa altura em que também Arouca vai entrando no mapa de territórios preocupantes, referiram os agentes de segurança.
A palestra contou ainda com o virtuoso testemunho de um atleta de alto rendimento. O convidado especial foi o jovem eslovaco, de 20 anos, Jacub Vinarcik, guarda-redes do plantel profissional do FC Arouca. MMS/RV
