Palestra vincou o sim ao desporto e ao bem-estar e o não às drogas

Desporto, bem-estar e dependências foi o tema da palestra promovida, ontem, 14 de Novembro, pela associação Rotary Club de Arouca, em parceria com o FC Arouca e o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, da União de Freguesias de Arouca e Burgo e da Casa do Povo de Arouca, entidade que acolheu a iniciativa no seu pavilhão gimnodesportivo. A iniciativa de natureza pedagógica foi dirigida a pais e encarregados de educação e sobretudo às centenas de jovens que compõe as escolas de formação das duas entidades desportivas envolvidas. Além da presidente do Rotary de Arouca, Rosário Ferro, da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, do presidente da União de Freguesias, Vitor Arouca, estiveram presentes os coordenadores da formação do FC Arouca, Tiago Pinho, e do CJS Arouca, Hugo Xavier Rocha e Mário Henrique Pinto, assim como técnicos dos diferentes grupos de formação.

Guarda Nacional Republicana alerta os jovens para os riscos da droga

Dividida em duas partes, a primeira teve a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da sua Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Oliveira de Azeméis. Conduzida pelos agentes Jorge Andrade e Tiago Oliveira, a sessão educativa orientou os jovens para a prevenção de comportamentos aditivos e o evitamento de atitudes que ponham em risco a sua vida presente e futura. Um dos assuntos mais preocupantes da sociedade contemporânea e para a vida dos jovens é o das substâncias psicotrópicas, um problema que «só com a ajuda de todos é possível resolver; é um assunto que diz respeito aos jovens, aos pais, à comunidade e às autoridades», frisaram os representantes das forças de segurança, que integram também o projecto Escola Segura.

Arouca já preocupa

A caracterização das várias substâncias, os respectivos efeitos físicos e psicológicos, as dramáticas consequências para vida dos consumidores, os perigos que podem advir de certas abordagens e os riscos aquando da frequência de bares e discotecas estiveram na agenda de sensibilização que incluiu ainda o alerta para outros tipos de consumo viciantes como o tabaco e o álcool, os jogos online e as redes sociais. «Não à droga …é não. Não tentem, não experimentem», vincaram os agentes da GNR na mensagem final dirigida à plateia constituída por algumas centenas de jovens arouqueses, numa altura em que também Arouca vai entrando no mapa de territórios preocupantes, referiram os agentes de segurança.

A palestra contou ainda com o virtuoso testemunho de um atleta de alto rendimento. O convidado especial foi o jovem eslovaco, de 20 anos, Jacub Vinarcik, guarda-redes do plantel profissional do FC Arouca. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

XXXIX Encontro de Janeiras

Quatro grupos actuaram no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca
Sociedade

Inauguração das Obras Jubilares na Igreja Paroquial de Santa Eulália

Restauro de dois altares colaterais, após mais de seis meses de trabalho
Política Sociedade

António José Seguro vence eleições presidenciais em Arouca

A abstenção no concelho cifrou-se nos 37%