Um dia destes a RTP apresentou uma estatística sobre o número de cidadãos que não tem meios para poder beneficiar de aquecimento no Inverno.
Um número astronómico e tão astronómico que não é verdadeiro. Desde a pré-história, altura em que o homem descobriu o fogo, que o ser humano dispõe de meios para se aquecer. Com o fogo, é óbvio. Desde tempos imemoriais que o ser humano se aquece. Com uma fogueirinha. E, enquanto não se descobriu a eletricidade, foi sempre uma fogueirinha. E, desde tempos imemoriais, que o homem se aquece com uma fogueirinha.
E não morreu. E proliferou e multiplicou-se. Pelos vistos agora que há o calor solar em painéis, a eletricidade, a fogueira, inclusive, é que os velhos morrem de frio no Inverno. É evidente que há aqui qualquer coisa que não bate certo. É óbvio.
Há um livro, do autor Alexis Carrel, que surgiu, isto é que foi publicado aí pelos anos 50 do século passado.
E, diz o autor, que o Inverno é verdadeiramente benéfico para a saúde animal. Neste momento da história humana, os animais já não são, de modo nenhum, bichinhos desprezíveis. Portanto, os benefícios do Inverno são para todos os seres vivos. E porquê? Porque o metabolismo retarda no Inverno e o organismo, isto é, o conjunto dos órgãos descansa. E, como se diz por cá, o descanso é meio sustento.
E isto é tão verdadeiro que há bichinhos, como o urso, por exemplo, que hibernam.
Ele há outros bichinhos que hibernam, isto é, passam o Inverno a dormir, na toca, sem comer e sem beber. E ressurgem na Primavera mais fortes e escorreitos.
É completamente errado ter um compartimento com calor excessivo. Assim, os outros compartimentos ainda ficam mais gelados. Só quem sofre da cabeça é que não tem uma fogueirinha aberta ou fechada e uma botija de água quente ou um saco de borracha para ajudar a aquecer a cama.
É, de facto, muito desagradável entrar numa cama fria no Inverno. Há mesmo pessoas que não o admitem. O mercado tem artigos ótimos para aquecer a cama no Inverno ao preço da chuva, alguns e já muitos. Os mais seguros e, mesmo assim, nunca fiar, são os que têm termostato. Com os que o não têm, há que ter uma grande disciplina. Evitar entrar na cama com o artigo elétrico ligado e nunca o ligar durante a noite em tempo de uso. Pode acontecer um sobre aquecimento, quem e quando se falava que nossa amiga eletricidade em sentido irónico? e acontecerem as tragédias que se têm visto e de que se tem tomado conhecimento. É que, a partir da meia-noite, há uma grande alteração na intensidade da corrente elétrica e por isso, é preciso estar alerta.
Depois essa coisa de passar uma tarde com uma fogueira aberta que consome e vai consumindo grandes troncos até as pessoas ficarem ao rubro, é contraproducente para a circulação sanguínea. Um verdadeiro disparate.
O frio não é nosso inimigo. E, agora, frio com uma vida dinâmica e um pouco de exercício, é melhor do que todos os aquecimentos deste mundo. Está provado. Mafalda Fernandes (foto: Avelino Vieira)