Livro “Lenda das Pedras Parideiras” apresentado em Arouca

A “Lenda das Pedras Parideiras” está agora disponível em livro para os mais pequenos e para toda a família. O livro infantil, inspirado no fenómeno geológico singular da aldeia da Castanheira, na Serra da Freita, foi apresentado no passado sábado, 11 de Abril, na Biblioteca Municipal de Arouca.

Escrito por Isabel Gonçalves e Maria de Lurdes Duarte, com ilustrações de Joana Magalhães e tradução de Odete Teixeira, conta, de forma simples e próxima, a lenda associada a este Geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. O livro contém ainda um mapa em formato pop-up que convida a pôr os pés ao caminho e a conhecer, em família ou com amigos, os recantos da aldeia da Castanheira e da Serra da Freita.

Além das autoras, ilustradora e tradutora, todas com raízes familiares ou ligação profissional a Arouca, estiveram presentes a vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, a coordenadora da AGA – Associação Geoparque Arouca, Daniela Rocha, a geóloga da AGA, Alexandra Paz, e a representante da editora Praler, Ana Monteiro, numa sala cheia, onde se reconheceu a importância da tradição oral e da sua preservação, nomeadamente através da escrita, para que esta e outras histórias contadas pelos mais velhos permaneçam vivas entre as gerações vindouras.

Uma tarde marcada pela arte, não só a da palavra e a do traço delicado das ilustrações presentes em cada página deste livro, mas também a da música, com a interpretação, pelos jovens alunos da Academia de Música de Arouca, de uma canção sobre as Pedras Parideiras.

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Erasmus+: Alunos da ESA em Lesvos, na Grécia

O roteiro incluiu ainda as pitorescas aldeias de Petra e Molyvos, ricas em história e tradição
Sociedade

Exposição de instrumentos musicais esteve patente no Agrupamento de Escariz

Aliar a aprendizagem científica e artística à consciencialização ambiental
Sociedade

Concerto de Páscoa da Banda Musical de Arouca 

Salão Paroquial de Mansores foi o palco do espectáculo