Jantar de Natal do PCP Arouca

COMUNICADO PCP | Realizou-se no passado sábado, em café-restaurante de Arouca, o jantar de Natal do PCP, que decorreu em ambiente de convívio entre militantes, simpatizantes e amigos do Partido.

Isabel Tavares, membro do Comité Central do PCP, na sua intervenção, começou por abordar a situação internacional referindo a situação de guerra em diversos países, considerando que a gravidade da situação exige a intransigente defesa da paz e o fim do caminho militarista e escalada dos conflitos.

Relativamente ao Médio Oriente, salientou que é preciso pôr fim imediato ao genocídio do povo palestiniano e que uma paz justa e duradoura na região implica reconhecer e assegurar o direito do povo palestiniano ao seu próprio Estado independente e soberano.

No plano nacional, realçou a aprovação, no dia anterior, do Orçamento de Estado na AR, com a cumplicidade do PS que o viabilizou, colocando-se ao lado do PSD e CDS e permitindo que Chega e IL votassem contra, mesmo estando de acordo com o seu conteúdo e o da política em curso.

Orçamento que não dá resposta aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País e que é um instrumento ao serviço dos grupos económicos e financeiros.

Orçamento que não responde à falta de médicos, enfermeiros, técnicos, professores, auxiliares, pessoal em falta nas forças de segurança, na justiça e em outros serviços públicos; que não valoriza os bombeiros; que não responde  à falta de investimento e de apoios à ciência, à cultura e ao desporto; que não responde à produção nacional, às pequenas e médias empresas, nem garante a proteção ambiental.

Orçamento que impõe uma vez mais a perda do poder de compra aos trabalhadores e reformados, enquanto são entregues milhares de milhões de euros ao grande capital, quer em benefícios fiscais, quer nas parcerias público-privadas, quer na descida do IRC, cuja aprovação contou com os votos do PSD, CDS, PS, Chega (que se absteve porque queria ainda ir mais longe descendo dois pontos percentuais) e IL.

Aprovado o OE, o PCP continuará a luta com os trabalhadores, os reformados e os jovens, na exigência e no abrir caminho pelo aumento geral dos salários e pensões, do acesso à saúde, à escola pública, à habitação, à rede pública de creches e lares, afirmando os valores de Abril e lutando pela ruptura com a política de direita e pela afirmação da política alternativa – patriótica e de esquerda – que desenvolva o País.

Terminou a intervenção expressando a confiança de que o XXII Congresso do PCP que se realizará nos próximos dias 13,14 e 15, constituirá um momento de grande importância para o reforço do Partido, mas também para o povo e o País. A Comissão Concelhia de Arouca do PCP

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

PS distrital forma executivo sem representantes de Arouca

Comissão Política da Federação de Aveiro elege órgãos
Divulgação

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Divulgação

AVISO

CÂMARA MUNICIPAL | 2ª REVISÃO DO PDM DE AROUCA | DIVULGAÇÃO DA PONDERAÇÃO DOS RESULTADOS DA DISCUSSÃO PÚBLICA