O artista, actor, humorista e criador arouquense Hélder Brandão Antunes [foto] foi um dos vencedores da IV Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJA) que decorreu no passado fim-se-semana, em Santarém. No certame que abrangeu concorrentes de 15 áreas artísticas, Hélder Brandão Antunes conquistou o primeiro prémio na categoria Humor. A Mostra Nacional de Jovens Criadores é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador, entidade que visa impulsionar a criatividade e a descoberta de novos talentos.
O evento terminou com o anúncio dos artistas vencedores e a distribuição de 15 000 euros em prémios, mil por cada área artística, refere a organização, que concede ainda a cada um dos premiados uma subscrição anual no Gerador e 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador, com a validade de uma ano. O Gerador, criado em maio de 2014, é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve a sua actividade em vertentes como o jornalismo a educação e a cultura, priorizando a criatividade e o pensamento crítico. Cada área artística teve um júri temático composto pelos 2 autores reconhecidos e um representante do IPDJ. Na avaliação das provas de Humor estiveram Guilherme Geirinhas, Hugo van Der Ding e Nuno Artur Silva. O humorista rossense apresentou-se com uma criação que mistura música e humor, “FDS – Fora de Série”.
Hélder Antunes reside na freguesia de Rossas, onde preside à direção do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas. Desde muito novo envolvido nas artes performativas, define-se como um «criador multifacetado», actor e autor em áreas como o humor, o teatro, a música ou o cinema. MMS/RV (foto: IPDJ)

QUADRO DE VENCEDORES DA MOSTRA NACIONAL DE JOVENS CRIADORES 2025
Arte Digital: Constança Viegas Martins
Arte Têxtil: Marta Rodrigues Tomé
Cinema: Pika Leão
Cruzamento Disciplinar: Izzy Benigno
Dança: Maria Inês Costa e Vera Souschek
Declamação: Maria Lemos Costa
Escultura: Maria Inês Gomes
Fotografia: Eva Caseiro
Humor: Hélder Brandão Antunes
Joalharia: Marta Kutsir
Literatura: Betina Dal Molin Juglair
Moda: Anabela Melo
Música: Dreia
Pintura: Raquel Amorim
Teatro: Maria Miguel Oliveira