Escolas do município superam valor esperado nos resultados dos exames

As escolas do município de Arouca não só obtiveram resultados positivos nos exames nacionais do ensino secundário de 2023, como superaram os valores esperados, mesmo no ensino básico. Os dados referentes ao ano lectivo anterior, já divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), foram agora publicados pela imprensa sob a forma do habitual “ranking das escolas”, uma “classificação nacional” que continua a suscitar desencontros de opinião, na qual as escolas privadas continuaram a ocupar os primeiros lugares.

Mantendo o critério de análise dos últimos anos, o RODA VIVA continua a adoptar na referência aos resultados o estudo realizado e divulgado pelos especialistas do jornal Público/Católica Porto Business School, com base nos dados fornecidos pelo MECI. Assim, foram consideradas as 575 escolas onde se realizaram pelo menos 55 provas nas oito disciplinas mais concorridas – Português, Matemática, Biologia-Geologia, Física-Química A, Geografia A, Economia A, Filosofia e Inglês, considerados apenas os alunos que realizaram as provas para acesso ao ensino superior, pois desde a pandemia os exames deixaram de ser obrigatórios para concluir o ensino secundário.


AROUCA E ESCARIZ ALCANÇAM MÉDIAS POSITIVAS NAS DISCIPLINAS MAIS CONCORRIDAS

Assim, no universo das 575 escolas públicas e privadas consideradas, a Escola Secundária de Arouca obteve o 149º lugar, graças a uma média de 12,37 valores nas 174 provas realizadas, uma ligeira descida posicional relativamente ao ano de 2022 (108º), mas de média idêntica ao do ano de 2022 (12,35).

A Escola Básica e Secundária de Escariz situa-se no 338º lugar, para uma média de 11,46 nas 93 provas realizadas, indicadores que correspondem, relativamente a 2022, a uma descida, quer na posição quer na média obtida, que foram de 88º e de 12,62 valores.


ES AROUCA DESTACA-SE NO RANKING DE SUPERAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO
O Público/Católica Porto Business School enriquece ainda a análise dos resultados dos exames ao considerar o contexto socioeconómico (favorável, intermédio e desfavorável) das escolas e o valor esperado nos exames face ao respectivo contexto. Neste “ranking de superação”, as escolas de Arouca e de Escariz, ambas em contexto desfavorecido, obtiveram melhores resultados do que os esperado, com especial evidência para a Escola Secundária de Arouca que, neste ranking, atingiu o 43º lugar nacional, ao superar com uma média de 12,37 valores a média esperada de 11,33 valores. Embora menos intensa neste indicador, a Escola Básica e Secundária de Escariz superou com uma média de 11,46 valores a média esperada de 11,12 valores, dados que a posicionam no 157º lugar.


EBS ESCARIZ DESTACA-SE NO RANKING DE SUPERAÇÃO DO ENSINO BÁSICO
Nas provas finais de Português e Matemática do 9º ano, a Escola Básica e Secundária de Escariz alcançou a 231ª posição num universo de 1051 escolas, face à média positiva de 3,02 valores, num total de 104 provas, dados que expressam uma subida do 413º lugar e de 2,73 obtidos em 2022. A escola de Escariz destaca-se ainda no 21º lugar do ranking de superação de 2023, ao atingir a média de 3,02 para um valor esperado de 2,48. Por disciplina, as médias da EBS Escariz foram de 3,29 e 2,75, em Português e Matemática, respectivamente.

Quanto aos indicadores da Escola Secundária de Arouca, registou-se também uma melhoria posicional (de 415º para 303º), mas a média das 290 provas realizadas situou-se em nível negativo de 2,92 valores, apesar da ligeira subida relativamente a 2022 (2,68). Não obstante as diferenças, as duas escolas do concelho superaram o valor esperado face ao seu contexto desfavorecido, já que a escola com sede em Arouca também superou, embora ligeiramente, a média esperada de 2,68 valores (148º). Por disciplina, as médias da ES Arouca foram de 3,23 e 2,62, em Português e Matemática, respectivamente. MMS/RV

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