Escola Amiga da Criança distinguiu oitos Escolas Básicas de Arouca

As oito escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico/Jardins de Infância que integram o Agrupamento de Escolas de Arouca foram distinguidas com o selo da 8ª edição da Escola Amiga da Criança, uma iniciativa promovida em Portugal pela CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, pela LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá, organização que  tem como objectivo «premiar as escolas com projectos inovadores e extraordinários, focados no desenvolvimento feliz, seguro e inclusivo dos alunos, partilhando boas práticas educativas».

As distinções referem-se a projectos desenvolvidos no ano lectivo anterior e foram atribuídas na categoria Cidadania e Inclusão. O Centro Escolar de Rossas apresentou-se com três projectos distinguidos – Botar Cantas “, “Arouca Território que Dança” e “PenPal France Portugal”, este um intercâmbio sociopedagógico com parceiros escolares de França. Os dois primeiros projectos foram abraçados e partilhados pelas oito escolas arouquenses, pelo que as distinções se estenderam ainda às unidades Centro Escolar do Burgo, EB1/JI Canelas, EB 1/JI de Arouca, EB 1/JI de Boavista, EB 1/JI de Paço-Alvarenga, EB 1/JI de Ponte de Telhe e EB1/JI Paços-Moldes. “Botar Cantas” é um projecto focado na valorização e preservação do canto popular polifónico, desenvolvido por proposta do Museu Municipal de Arouca e no quadro do Programa de Educação Estética e Artística [DGE], ao qual o AE Arouca aderiu, em articulação com o Projeto Cultural de Escola, “Aldeias Vivas-Património e Cultura Humanizados”. Os alunos foram ainda os principais protagonistas no âmbito do projecto municipal “Arouca Território que Dança”, iniciativa focada na sensibilização artística inclusiva para alunos do 1º ciclo, através da promoção da dança como ferramenta pedagógica e cultural e que foi financiada pelo PRR. Os projectos desenvolvidos ao longo do ano lectivo conquistaram ainda um forte envolvimento com a comunidade, tendo sido trabalhados numa perspectiva intergeracional.

«Construir comunidades educativas mais felizes, seguras e inclusivas»

A 8ª edição da Escola Amiga da Criança contou com a participação de mais de 4500 projectos de escolas de todo o país. O selo “Escola Amiga da Criança” é uma forma de reconhecimento de boas práticas e «distingue estabelecimentos de ensino que demonstram projectos excepcionais, com o objectivo de melhorar a experiência escolar dos alunos, contribuindo para construir comunidades educativas mais felizes, seguras e inclusivas.» «Todas as propostas recebidas são extraordinárias! A dinâmica criada em cada comunidade prova que todas as escolas são vencedoras: cada projecto reflete o compromisso de não deixar nenhuma criança para trás e de promover, todos os dias, a sua felicidade e bem-estar», sublinhou a organização, que voltou a destacar a adesão massiva das escolas, tendo distinguido várias centenas de projectos de todos os distritos do país. MMS/RV (fotos: EB Moldes)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

XXXIX Encontro de Janeiras

Quatro grupos actuaram no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca
Sociedade

Inauguração das Obras Jubilares na Igreja Paroquial de Santa Eulália

Restauro de dois altares colaterais, após mais de seis meses de trabalho
Política Sociedade

António José Seguro vence eleições presidenciais em Arouca

A abstenção no concelho cifrou-se nos 37%