Concurso Interconcelhio de Leitura: Arouca já escolheu os jovens leitores

Depois do sucesso da 1ª edição (2024), está já a decorrer a 2ª edição do Concurso Interconcelhio de Leitura, uma iniciativa da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga (CIBE) em parceria com as Bibliotecas Municipais e as Bibliotecas Escolares dos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra. O Concurso Interconcelhio de Leitura veio substituir o extinto Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Terminada a 1ª fase escolar do concurso, a cargo das respectivas Bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal de Arouca, em parceria com as Bibliotecas escolares, organizou, no dia 11 de Março, a 2ª fase, de âmbito municipal, que apurou 13 jovens leitores das escolas dos agrupamentos de Arouca e de Escariz que irão participar na próxima etapa, a fase intermunicipal, que terá dois momentos distintos: uma prova escrita para todos os apurados das fases municipais, da qual sairão os 20 finalistas para uma prova de palco que encerra o Concurso Interconcelhio de Leitura.

13 LEITORES DE TODOS OS CICLOS

Em Arouca, o júri, constituído pela vereadora Cláudia Oliveira, a coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga, Isabel Pardal, e a chefe de Divisão de Desenvolvimento Social Cultural e Turístico da Câmara Municipal, Isabel Bessa, seleccionou os seguintes alunos que irão representar o município na última fase, a fase intermunicipal.


1º CEB: Salvador Reis (EB1 Mansores), Miguel Vieira (EB1 Boavista), Giovana Tavares (EB1 Burgo).

2º CEB: Pedro Schio (EBS Escariz), Leonor Bastos (EB Arouca), Eloá Pinho (EB Arouca).

3º CEB: Catarina Cabral (EBS Escariz), Gabriel Mouro (EBS Escariz), Yoan Paiva (ES Arouca), Diogo Vilela (ES Arouca).

E. Secundário: Sabrina Azevedo (EBS Escariz), Simão Oliveira (ES Arouca), Sofia Brandão (ES Arouca).


As provas incidiram sobre os livros “A Galinha Ruiva”, de Pilar Martínez, “A Menina da Fila da Frente”, de Onjali Q. Raúf, “Os Livros que Devoraram o Meu Pai”, de Afonso Cruz, e “Um Homem na Escuridão”, de Paul Auster. MS/RV (fotos: Município Arouca)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

“As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões” em exposição na ES de Arouca

Exposição inédita que celebra literatura e biodiversidade está patente até 5 de Maio
Sociedade

Secretária de Estado da Inclusão visitou território da ADRIMAG

Clara Marques Mendes contactou com a realidade serrana de Arouca
Sociedade

Livro “50 Abris” na celebração da Liberdade nos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz

Um encontro de reflexões sobre o que é a Liberdade, que é composto por 50 textos e 50 ilustrações