A comunidade escolar do Polo de Rossas reuniu-se, no dia 25 de Novembro, para participar na apresentação do livro “Heróis Saudáveis Contra o Desperdício”, uma colectânea de oito contos pedagógicos de diferentes turmas e escolas de todo o país, seleccionados a partir dos 54 contos concorrentes ao “Concurso de Contos Auchan”.
Os alunos da Escola Básica de Rossas deixaram também a sua marca criativa, ao assinarem a autoria do seu contributo, um belo conto educativo intitulado “Os Três Coelhinhos e o Monstro do Desperdício”. A história nasceu da escrita colectiva da turma do 3º ano de escolaridade, no ano lectivo anterior, sob a orientação da professora Isabel Gonçalves, uma inspiração a que o patrocinador do concurso – a empresa Auchan – atribuiu o 3º lugar nacional, contemplando ainda os pequenos autores, hoje no 4º ano, com uma visita à Fundação de Serralves, na cidade do Porto, mais 500 euros para desenvolverem um projecto na escola.

Entidades oficiais felicitaram a criatividade e a generosidade dos alunos
No lugar ideal, o evento desenrolou-se na biblioteca da escola e contou com a presença das restantes turmas, respectivos professores e pessoal não-docente. O tributo das entidades oficiais à celebração da originalidade e da generosidade dos alunos, que culminou numa obra tão inédita quanto educativa, também se fez sentir de forma calorosa através da presença de representantes da promotora Auchan, da direcção do Agrupamento de Escolas de Arouca, representada pela professora Helena Rodrigues, da coordenadora do Departamento Curricular do 1ºCEB, professora Raquel Duarte, da professora-bibliotecária Marta Brandão, do representante da Câmara Municipal – Divisão de Educação, professor Mário Reis, da presidente da Junta de Freguesia de Rossas, Isabel Paiva, da associação de pais e de várias mães dos alunos do 4.º ano.

Parte da aquisição reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa
Na tarde culturalmente festiva, o programa conferiu ainda tempo de acção à turma do 4º ano, que assumiu o ‘palco’ bibliotecário para prestar à apresentação literária a dinâmica necessária, trazendo aos espectadores uma personalizada representação teatral do conto, adornada por uma canção original. À divulgação de “Heróis Saudáveis Contra o Desperdício” juntou-se o gesto solidário da iniciativa, já que, por cada livro vendido, três euros revertem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. A empresa impulsionadora felicitou todos os envolvidos no livro agora editado e ofereceu um exemplar a cada um dos dez estabelecimentos escolares que compõem o AE Arouca. MMS/RV
