Comitiva da Iniciativa Liberal passou por Arouca

Em campanha eleitoral, uma comitiva da Iniciativa Liberal (IL), com os quatro primeiros nomes à Assembleia da República pelo círculo de Aveiro (em que Mário Amorim Lopes lidera), e ainda o arouquense Valter Cruz (12º da lista), esteve em Arouca ontem (8 de Maio), com passagem pelos Bombeiros Voluntários, pelos Passadiços do Paiva, por um restaurante local onde almoçaram, e ainda incluiu uma visita à associação empresarial AECA.

Mário Amorim Lopes ao centro

Ao RODA VIVA, Mário Amorim Lopes enfrentou perguntas:

Arouca pode contar com o apoio dos deputados da IL por Aveiro na concretização da Variante? Podemo-nos bater pela concretização da Variante, mas primeiro precisamos de perceber qual é que tem sido o constrangimento para ainda não se ter realizado.

O que é um bom resultado da IL no distrito de Aveiro? A ambição para o distrito é eleger dois deputados e que a ambição para o país é crescer em número de votos e de mandatos.

O que diferencia a IL dos outros partidos relativamente ao desenvolvimento regional do país, nomeadamente no que diz respeito a territórios com as características como Arouca que se situam na fronteira entre o litoral e o interior? A nossa proposta das ZEE é a que mais se destaca. Permite adaptar os incentivos às necessidades municipais, ao mesmo tempo que lhes permite beneficiar da redução fiscal proposta para todo o país. Há também a ideia de dar mais autonomia e recursos financeiros aos municípios através da revisão da lei das finanças locais para que possam concorrer com os municípios vizinhos para a atração de investimento e fixação de pessoas.

Arouca pertence ao distrito de Aveiro mas faz parte da AMP, à semelhança de outros concelhos do distrito. Esta dualidade territorial dos municípios não enfraquece a força do distrito junto do poder central? Eu diria que as comunidades intermunicipais são entidades que promovem com maior eficácia as economias de escala e a cooperação territorial, ao permitirem resolver problemas e gerir recursos de forma transmunicipal de acordo com a realidade demográfica e territorial. Admitiria que os distritos são uma divisão administrativa obsoleta e ultrapassada desde a extinção da figura do governador civil e que está pensada na Constituição como temporária até se concluir o processo de regionalização. Praticamente só produz efeitos no âmbito dos círculos eleitorais, o que torna ainda mais premente a revisão da lei eleitoral, que defendemos.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

Plano da coligação para o concelho elogiado por secretário de estado

«A proposta assenta na atracção de investimento e na criação de riqueza, para reforçar a eficiência e a eficácia das políticas sociais»
Comunicados Política

Arouca ganha novo impulso com Vítor Carvalho, diz Sebastião Bugalho

COMUNICADO: «Competência técnica e política para assumir os destinos da autarquia»
Comunicados Política

‘Sem Rodeios’: Uma Conversa de Jovens para Jovens

COMUNICADO PS: «Meia centena de jovens arouquenses conversaram, "sem rodeios", com deputado europeu»