Candidato da coligação ‘Primeiro Arouca’ insiste na recuperação dos guardas-florestais

O candidato da coligação Primeiro Arouca à Câmara Municipal, Vítor Carvalho, define a floresta como uma das prioridades para os próximos anos, apontando medidas concretas de valorização e preservação de “um património incalculável” que é também motor da economia local e do país.

“Não faz sentido continuarmos a dizer que a floresta é a nossa paixão e, na prática, a mesma é olhada com desprezo, continuando praticamente tudo na mesma”, afirmou, à margem de uma visita das zonas afetadas pelos recentes fogos, sublinhando que “os incêndios que nos assolam são cada vez em ciclos menores, destruindo toda a dinâmica do mundo rural”.

Considerando que 2/3 do território de Arouca é composto por mato e floresta, Vítor Carvalho defende, há mais de uma década, maior investimento no setor, desde o seu ordenamento, a programas de vigilância e prevenção de incêndios, passando pela limpeza e reflorestação com espécies autóctones.

A floresta integra, de resto, um dos eixos estratégicos do programa eleitoral da coligação Primeiro Arouca, dedicado à sustentabilidade, mobilidade e ambiente. “Queremos prevenir, trabalhar ações concretas, envolver a comunidade e fazer investimentos consideráveis e estruturantes na mancha verde”, explicou.

Uma das medidas simbólicas diz respeito à recuperação dos guarda-rios e guardas-florestais, outrora com um papel fundamental na vigilância. “Eles conhecem o território, são essenciais para a prevenção de incêndios, para a proteção do nosso ecossistema, dos nossos rios, para cuidar da nossa paisagem”, sustentou.

“Vamos olhar para o mundo rural, que eu tão bem conheço, onde nasci, cresci e habito; conheço como a ‘palma das mãos’ as suas debilidades e potencialidades. Tenho, inclusive, políticas específicas para desenvolvimento das aldeias”, concluiu Vítor Carvalho.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

Apresentado em Dezembro o último espectáculo comunitário do projecto “Dar + Vida à Aldeia”

“Outono Poente: Colher, Desfolhar, Celebrar” será apresentado nas cinco freguesias envolvidas: Chave, Escariz, Fermedo, Mansores e S. Miguel do Mato
Comunicados

EDITAL

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

Arouca renova selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

«Implementa medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com três ou mais filhos»