Arouca celebrou o XXIII Capítulo Solene da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

A vila de Arouca recebeu, no passado dia 1 de Dezembro, o XXIII Capítulo Solene da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa, um evento que reafirmou a vitalidade da instituição e a centralidade da Raça Arouquesa na identidade local. A iniciativa reuniu mais de 270 participantes, entre Confrades, representantes de instituições locais – com destaque para a Câmara Municipal de Arouca, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e o Padre Joaquim da freguesia de Chave que fez a cerimónia de bênção dos estandartes na Monumental  Igreja do Mosteiro. 

Estiveram presentes mais de 60 confrarias visitantes vindas de diversas regiões do país e de Espanha.

Um dos momentos altos da cerimónia foi a entronização de quatro novos confrades e a admissão de seis noviços, que agora iniciam o seu percurso na Confraria. Este crescimento da família confrádica é visto como um sinal claro de que a Confraria está viva, dinâmica e com renovada capacidade de envolver novos membros no seu compromisso de preservação e promoção da Raça Arouquesa.

Ao longo das cerimónias protocolares, foram exaltadas as tradições, a cultura gastronómica e o trabalho contínuo desenvolvido pela Confraria ao longo dos seus 23 anos de existência, sempre com o objectivo de valorizar o património local e projectar Arouca no panorama gastronómico nacional e internacional.

Este capítulo contou também com a apresentação de uma nova iniciativa do Directório dos Notáveis, que decidiu passar a prestar, anualmente, uma homenagem especial a um Confrade que se tenha distinguido ao longo do ano ou que seja fundador da instituição (foto acima). Uma forma de reconhecer o mérito, o empenho e a dedicação de quem contribui para a história e o prestígio da Confraria.

Nas palavras da Grã-Mestre, Sara Tomé, «a forte presença de visitantes trouxe um movimento significativo à vila, dinamizando o comércio, a restauração e os serviços locais. O sucesso do evento demonstra, uma vez mais, o impacto positivo que esta iniciativa tem na economia e na visibilidade do território, reforçando assim o papel da Confraria como importante embaixadora de Arouca e das suas tradições».

Sara Tomé

O XXIII Capítulo Solene encerrou com um sentimento de orgulho e missão cumprida, com um compromisso “assumido” entre a direcção da Confraria e o representante da CM Arouca de avaliar, em conjunto, a possibilidade de cedência de um novo espaço para a sede da Confraria, espaço esse que dignifique e dê visibilidade à Confraria, que permita ser montra do seu espólio de 23 anos de actividade, passando inclusive a ser um espaço de visita no roteiro turístico da vila de Arouca.

 «A Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa continua a crescer, a afirmar-se como uma referência na defesa da identidade arouquense e sabe receber bem os seus Confrades Irmãos».

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

XXXIX Encontro de Janeiras

Quatro grupos actuaram no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca
Sociedade

Inauguração das Obras Jubilares na Igreja Paroquial de Santa Eulália

Restauro de dois altares colaterais, após mais de seis meses de trabalho
Política Sociedade

António José Seguro vence eleições presidenciais em Arouca

A abstenção no concelho cifrou-se nos 37%