Aprovado Orçamento Municipal para 2026 com IMI na taxa mínima

Foi aprovado, a 29 de Dezembro, em reunião da Assembleia Municipal, o Orçamento Municipal de Arouca para 2026, no valor global de 40,6 milhões de euros, mantendo-se o IMI na taxa mínima, com redução adicional para agregados familiares com dependentes.

O Orçamento para 2026 reflecte uma governação responsável, com prioridades claras, reforçando o investimento em áreas estruturantes para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida dos arouquenses.

As principais áreas de investimento em 2026 são a “Habitação e Serviços Colectivos”, a “Saúde” e o “Comércio e Turismo”, que, em conjunto, representam quase 50% do total do investimento previsto, evidenciando a aposta na coesão social, na saúde de proximidade e no desenvolvimento económico local.

Outras áreas com expressão significativa no Orçamento são os Transportes e Comunicações, a Educação, os Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos, a Segurança e Acção Social, os Serviços Gerais de Administração e as Transferências entre Administrações. Consideradas em conjunto com as três áreas prioritárias atrás indicadas, estas representam 92% do investimento total previsto para 2026, demonstrando um orçamento focado, equilibrado e orientado para a execução.

Com este Orçamento, o Município de Arouca reafirma o seu compromisso com a estabilidade financeira, o alívio da carga fiscal das famílias, a proteção das pessoas e do território e a preparação do concelho para os desafios dos próximos anos, mantendo sempre os arouquenses no centro da governação. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

Orçamento 2026: PSD vota contra no Executivo e na Assembleia Municipal

«Aquém das reais necessidades do concelho e não traduz uma visão clara e ambiciosa para o futuro de Arouca»
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

Centro Hospitalar do EDV inaugura nova sala de bloco operatório

Projecto financiado pelo PRR para criação da sala 3 de ambulatório no ‘São Sebastião’