Animação de Natal em Fermedo

Durante o tempo natalício, alguns lugares da freguesia de Fermedo, nomeadamente a antiga vila de Cabeçais, que foi sede do concelho extinto de Fermedo, e que deixou de existir ainda no século XIX, foram notáveis os eventos que assinalaram as festividades inerentes à celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo o calendário gregoriano, ocorreu em 25 de Dezembro do primeiro século.

Na praça Dr. Albano de Castro realizou-se um mercado de Natal, marcado para os dias 7 e 8 de Dezembro, mas que foi adiado algumas horas, por motivo da chuva intensa, se bem que o recinto onde o mercado se levou a efeito tenha sido devidamente preparado para a intempérie.

O mercadinho decorreu normalmente e satisfez de modo particular os improvisados vendedores que consistiam em alguns elementos de associações existentes na freguesia e proximidades.

E que foram: Grupo de Danças e Cantares de Fermedo e Mato; Associação da Cruz das Eiras; Associação de motards Pistões e Garrafões; Centro Social de Fermedo, Escariz e Mato; Associação de pais de Fermedo e Mato; Comissão de Festas de Cabeçais; e Comissão de festas de Fermedo.

Os artigos vendidos consistiam em comes e bebes e artesanato da freguesia de Fermedo. Os “feirantes” acharam que o resultado das vendas foi muito satisfatório.

Houve também tempo para apreciação de um espectáculo no palco da praça, que consistiu em música regional, ginástica e bailado por grupo de meninas e a actuação de um palhaço, que se intitulava o tio Banana. O espectáculo foi também muito apreciado. Nos dias de maior significado, fazia-se ouvir a música gravada, rigorosamente de estilo natalício.

A Passagem de Ano foi celebrada com um alegre réveillon que se manteve até às primeiras horas do dia seguinte e como tem sido habitual, de há uns anos a esta parte, no Salão Paroquial de Fermedo, no lugar do Adro. Mafalda Fernandes

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Deputado Almiro Moreira deu lição em Arouca sobre democracia parlamentar

Parlamento dos Jovens esteve em evidência na Escola Secundária
Sociedade

Para um amigo

Padre José Pedro Novais publica homilia que proferiu nas exéquias de Toni Coelho
Sociedade

Cláudia Motta, do Centro Europe Direct, abordou os 40 anos de Portugal europeu na ESA

Projecto visa consciencializar os jovens para os valores de cidadania europeia