Durante o tempo natalício, alguns lugares da freguesia de Fermedo, nomeadamente a antiga vila de Cabeçais, que foi sede do concelho extinto de Fermedo, e que deixou de existir ainda no século XIX, foram notáveis os eventos que assinalaram as festividades inerentes à celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo o calendário gregoriano, ocorreu em 25 de Dezembro do primeiro século.
Na praça Dr. Albano de Castro realizou-se um mercado de Natal, marcado para os dias 7 e 8 de Dezembro, mas que foi adiado algumas horas, por motivo da chuva intensa, se bem que o recinto onde o mercado se levou a efeito tenha sido devidamente preparado para a intempérie.
O mercadinho decorreu normalmente e satisfez de modo particular os improvisados vendedores que consistiam em alguns elementos de associações existentes na freguesia e proximidades.
E que foram: Grupo de Danças e Cantares de Fermedo e Mato; Associação da Cruz das Eiras; Associação de motards Pistões e Garrafões; Centro Social de Fermedo, Escariz e Mato; Associação de pais de Fermedo e Mato; Comissão de Festas de Cabeçais; e Comissão de festas de Fermedo.
Os artigos vendidos consistiam em comes e bebes e artesanato da freguesia de Fermedo. Os “feirantes” acharam que o resultado das vendas foi muito satisfatório.

Houve também tempo para apreciação de um espectáculo no palco da praça, que consistiu em música regional, ginástica e bailado por grupo de meninas e a actuação de um palhaço, que se intitulava o tio Banana. O espectáculo foi também muito apreciado. Nos dias de maior significado, fazia-se ouvir a música gravada, rigorosamente de estilo natalício.
A Passagem de Ano foi celebrada com um alegre réveillon que se manteve até às primeiras horas do dia seguinte e como tem sido habitual, de há uns anos a esta parte, no Salão Paroquial de Fermedo, no lugar do Adro. Mafalda Fernandes