Alunos do AE Arouca participaram na Sessão Euroescola no Parlamento Europeu

Vinte e quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca, acompanhados por duas docentes, participaram, esta sexta-feira, 10 de Outubro, no Euroescolas, sessão de cidadania activa que decorreu no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. O evento reúne anualmente mais de setecentos jovens dos 27 países da União Europeia para partilharem ideias e debaterem temas fundamentais da vida e do futuro da Europa. Como salvaguardar a democracia e proteger os direitos fundamentais foi o tema do debate de ontem, que permitiu aos 720 jovens “eurodeputados” que compuseram o anfiteatro expressarem as suas perspectivas, preocupações e propostas para a consolidação dos valores europeus, como a democracia, a liberdade, a paz, a tolerância e a defesa dos direitos humanos. A multiplicidade de intervenções foi moderada e enriquecida pelos contributos dos europeístas Andrey Kovatchev, Questor do Parlamento Europeu, e Antonio Caiola, Chefe de Unidade no Serviço Jurídico.

Um projecto de cidadania europeia com forte impacto pedagógico

A participação de comitivas de alunos (embaixadores juniores) e docentes (embaixadores seniores) da Escola Secundária de Arouca nas sessões plenárias Euroescola naquela cidade francesa tem sido garantida anualmente em virtude do reconhecimento da capacidade mobilizadora e do impacto pedagógico das iniciativas levadas a cabo na escola e na comunidade por equipas de docentes e alunos envolvidos no Projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [Programa EPAS], conjunto de iniciativas e de eventos que têm mesmo suscitado as visitas e as participações da Coordenadora Pedagógica do Programa EPAS Portugal, Isabel Baltazar. Aos alunos participantes na sessão de Estrasburgo é ainda proporcionado um programa complementar de cariz histórico-cultural.

«Os nossos alunos representaram com excelência a nossa escola»

«O AE Arouca é Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [Programa EPAS] desde 2017 e tem proporcionado aos seus alunos experiências muito significativas, sensibilizando-os para a importância de se envolverem em acções concretas de cidadania, dentro e fora da escola, dentro e fora do país», refere Olga Soares, professora coordenadora do projecto na escola. «Foi um dia fantástico, marcado pela participação entusiasta, empenhada e construtiva dos nossos alunos, que representaram com orgulho e excelência a nossa escola na sessão Euroscola, no Parlamento Europeu em Estrasburgo. Uma experiência enriquecedora de cidadania e partilha que reforça o papel ativo dos jovens na construção do futuro da Europa», frisaram ainda as docentes arouquenses no final da sessão plenária. MMS/RV (fotos: PE/AEA)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Comunidade do Polo Escolar de Rossas celebrou o livro de contos “Heróis Saudáveis Contra o Desperdício”

Concurso promovido pela Auchan
Sociedade

Nova loja ‘Meu Super Cavadinha’ chega a Fermedo

Inauguração comercial aconteceu no dia 27 de Novembro, na praça central de Cabeçais
Sociedade

Vozes do canto popular polifónico voltam a encontrar-se em Moldes

As cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes abriram o espectáculo, entoando a duas e três vozes, corais polifónicos de cariz sagrado e profano