AE Arouca celebrou o Dia do Diploma

A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) reuniu-se para celebrar o Dia do Diploma, uma iniciativa de reconhecimento do sucesso escolar dos alunos que concluíram o ensino secundário no ano lectivo anterior e do mérito excepcional dos que mais se distinguiram pelo nível de resultados académicos e sociais. O Dia do Diploma, realizado a 19 de Setembro, contemplou uma centena e meia de alunos que concluiram os estudos de nível secundário. No momento festivo participaram os elementos da direcção, os directores de turma e os directores dos cursos profissionais, o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESA, José Pedro Gomes, a chefe dos Serviços Administrativos, Marta Vieira, o presidente da Associação de Estudantes, Guilherme Rodrigues, e os representantes das entidades parceiras da escola, que doaram os prémios atribuídos aos melhores alunos, nomeadamente  as empresas Supermercado Meu Super Cavadinha, representada por Henrique Sousa, S&CC Portugal, representada por Marlene Soares, Caixa de Crédito Agrícola Terras de Santa Maria e a associação Rotary Club de Arouca, representada por Rosário Ferro. Em representação de outro dos parceiros da escola, o Município de Arouca, estiveram a vice-presidente da Câmara, Cláudia Oliveira, e o chefe da Unidade de Educação do Município, Mário Reis.

Parceiros da comunidade incentivam o mérito escolar

No principal quadro de honra [em baixo] foram distinguidos com o Diploma de Mérito Escolar 2024/2025, e respectivos prémios monetários, o melhor aluno dos cursos científico-humanísticos, o melhor aluno dos cursos profissionais e o aluno que, além da sua dimensão académica, também se destacou pela sua participação cívica e social, notoriamente enriquecedora para a comunidade educativa, prémios de mérito escolar que foram assegurados, respectivamente, pela Caixa de Crédito Agrícola (500 euros), pelo Supermercado Meu Super Cavadinha (500 euros) e pelo Rotary Club de Arouca (250 euros).  

O Dia do Diploma 2025 reconheceu ainda o mérito académico de mais oito alunos que se destacaram em cada um dos cursos ministrados na escola. No que respeita aos cursos científico-humanísticos, foram agraciados, pelo próprio agrupamento, com 250 euros, os alunos Francisca Abreu (curso de ciências e tecnologias, seguiu Medicina na U. Porto), Afonso Henriques e Francisco Soares (ambos do curso de ciências socioeconómicas, este seguiu Contabilidade na U. Aveiro) e Rafael Vasconcelos (curso de artes visuais, seguiu Artes Plásticas e Multimédia no IP Viseu). Ao reconhecimento das vias profissionalizantes associou-se ainda a empresa S&CC Portugal, representada por Marlene Soares, que distribuiu um donativo de 1000 euros pelos alunos Inês Pinho (curso de auxiliar de saúde), Catarina Silva (curso de restaurante-bar), Sílvia Pereira (curso de cozinha-pastelaria) e Francisco Almeida (curso de multimédia), pelo destaque nos respectivos cursos profissionais.

A sessão escolar abriu ainda espaço para a entrega de diplomas a alunos participantes em projectos significativos promotores do desenvolvimento profissional e da cidadania europeias, tais como o Projeto Erasmus Profissional e o Projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, momentos de reconhecimento participados pela subdiretora do AE Arouca, professora Ana Isabel Jesus, pela Coordenadora dos Cursos Profissionais, professora Grázia Santiago, e pela Coordenadora do Projeto EEPE, professora Olga Soares. 

Directora e Município parabenizaram os alunos e a comunidade educativa

A directora do AE Arouca, professora Amélia Rodrigues, felicitou os alunos pelo seu sucesso escolar e agradeceu ainda aos professores e educadores, ao pessoal não docente, aos pais e encarregados de educação e a todas as entidades parceiras da escola pelo seu contributo para a formação pessoal, académica e profissional dos alunos. Amélia Rodrigues expressou ainda a gratidão especial da escola às entidades parceiras que patrocinaram os prémios que contemplaram os melhores alunos neste fim de ciclo. Em nome do Município, também a autarca arouquense Cláudia Oliveira parabenizou os alunos e todos os agentes que contribuíram para o seu êxito escolar e desenvolvimento integral. O Dia do Diploma contou ainda com o apoio logístico dos cursos profissionais de animador sociocultural e de restauração, bem como a entrada musical proporcionada por alunos da Academia de Música de Arouca. RV

QUADRO DE HONRA

Margarida Lemos

Melhor Aluno dos Cursos Científico-Humanísticos:

Margarida Pinho Lemos, do Curso de Línguas e Humanidades; média final de 19,6 valores, reside na freguesia de Chave e ingressou no Curso de Direito da Universidade do Porto.

Cristiana Barbosa

Melhor Aluno dos Cursos Profissionais:

Cristiana Vanessa Pinto Barbosa, do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde; média final de 18,6 valores; reside em Vila Cova-União de Freguesias de Canelas e Espiunca e prossegue os estudos no CTESP Cuidados de Saúde em Bem-Estar, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Cátia Pinho

Prémio Rotary Club de Arouca (mérito académico e social):

Cátia Filipa Nogueira Pinho, do Curso de Línguas e Humanidades; média final de 19,5 valores; aluna de referência pela sua permanente participação cívica e activa na vida e nos projectos da escola, notoriamente enriquecedores para a comunidade educativa.

Francisca Abreu
Inês Pinho

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Escola Amiga da Criança distinguiu oitos Escolas Básicas de Arouca

Projectos que promovem a cidadania e a inclusão das crianças
Sociedade

XXXIX Encontro de Janeiras

Quatro grupos actuaram no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca
Sociedade

Inauguração das Obras Jubilares na Igreja Paroquial de Santa Eulália

Restauro de dois altares colaterais, após mais de seis meses de trabalho