A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) reuniu-se para celebrar o Dia do Diploma, uma iniciativa de reconhecimento do sucesso escolar dos alunos que concluíram o ensino secundário no ano lectivo anterior e do mérito excepcional dos que mais se distinguiram pelo nível de resultados académicos e sociais. O Dia do Diploma, realizado a 19 de Setembro, contemplou uma centena e meia de alunos que concluiram os estudos de nível secundário. No momento festivo participaram os elementos da direcção, os directores de turma e os directores dos cursos profissionais, o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESA, José Pedro Gomes, a chefe dos Serviços Administrativos, Marta Vieira, o presidente da Associação de Estudantes, Guilherme Rodrigues, e os representantes das entidades parceiras da escola, que doaram os prémios atribuídos aos melhores alunos, nomeadamente as empresas Supermercado Meu Super Cavadinha, representada por Henrique Sousa, S&CC Portugal, representada por Marlene Soares, Caixa de Crédito Agrícola Terras de Santa Maria e a associação Rotary Club de Arouca, representada por Rosário Ferro. Em representação de outro dos parceiros da escola, o Município de Arouca, estiveram a vice-presidente da Câmara, Cláudia Oliveira, e o chefe da Unidade de Educação do Município, Mário Reis.

Parceiros da comunidade incentivam o mérito escolar
No principal quadro de honra [em baixo] foram distinguidos com o Diploma de Mérito Escolar 2024/2025, e respectivos prémios monetários, o melhor aluno dos cursos científico-humanísticos, o melhor aluno dos cursos profissionais e o aluno que, além da sua dimensão académica, também se destacou pela sua participação cívica e social, notoriamente enriquecedora para a comunidade educativa, prémios de mérito escolar que foram assegurados, respectivamente, pela Caixa de Crédito Agrícola (500 euros), pelo Supermercado Meu Super Cavadinha (500 euros) e pelo Rotary Club de Arouca (250 euros).
O Dia do Diploma 2025 reconheceu ainda o mérito académico de mais oito alunos que se destacaram em cada um dos cursos ministrados na escola. No que respeita aos cursos científico-humanísticos, foram agraciados, pelo próprio agrupamento, com 250 euros, os alunos Francisca Abreu (curso de ciências e tecnologias, seguiu Medicina na U. Porto), Afonso Henriques e Francisco Soares (ambos do curso de ciências socioeconómicas, este seguiu Contabilidade na U. Aveiro) e Rafael Vasconcelos (curso de artes visuais, seguiu Artes Plásticas e Multimédia no IP Viseu). Ao reconhecimento das vias profissionalizantes associou-se ainda a empresa S&CC Portugal, representada por Marlene Soares, que distribuiu um donativo de 1000 euros pelos alunos Inês Pinho (curso de auxiliar de saúde), Catarina Silva (curso de restaurante-bar), Sílvia Pereira (curso de cozinha-pastelaria) e Francisco Almeida (curso de multimédia), pelo destaque nos respectivos cursos profissionais.
A sessão escolar abriu ainda espaço para a entrega de diplomas a alunos participantes em projectos significativos promotores do desenvolvimento profissional e da cidadania europeias, tais como o Projeto Erasmus Profissional e o Projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, momentos de reconhecimento participados pela subdiretora do AE Arouca, professora Ana Isabel Jesus, pela Coordenadora dos Cursos Profissionais, professora Grázia Santiago, e pela Coordenadora do Projeto EEPE, professora Olga Soares.

Directora e Município parabenizaram os alunos e a comunidade educativa
A directora do AE Arouca, professora Amélia Rodrigues, felicitou os alunos pelo seu sucesso escolar e agradeceu ainda aos professores e educadores, ao pessoal não docente, aos pais e encarregados de educação e a todas as entidades parceiras da escola pelo seu contributo para a formação pessoal, académica e profissional dos alunos. Amélia Rodrigues expressou ainda a gratidão especial da escola às entidades parceiras que patrocinaram os prémios que contemplaram os melhores alunos neste fim de ciclo. Em nome do Município, também a autarca arouquense Cláudia Oliveira parabenizou os alunos e todos os agentes que contribuíram para o seu êxito escolar e desenvolvimento integral. O Dia do Diploma contou ainda com o apoio logístico dos cursos profissionais de animador sociocultural e de restauração, bem como a entrada musical proporcionada por alunos da Academia de Música de Arouca. RV
QUADRO DE HONRA

Melhor Aluno dos Cursos Científico-Humanísticos:
Margarida Pinho Lemos, do Curso de Línguas e Humanidades; média final de 19,6 valores, reside na freguesia de Chave e ingressou no Curso de Direito da Universidade do Porto.

Melhor Aluno dos Cursos Profissionais:
Cristiana Vanessa Pinto Barbosa, do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde; média final de 18,6 valores; reside em Vila Cova-União de Freguesias de Canelas e Espiunca e prossegue os estudos no CTESP Cuidados de Saúde em Bem-Estar, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Prémio Rotary Club de Arouca (mérito académico e social):
Cátia Filipa Nogueira Pinho, do Curso de Línguas e Humanidades; média final de 19,5 valores; aluna de referência pela sua permanente participação cívica e activa na vida e nos projectos da escola, notoriamente enriquecedores para a comunidade educativa.

