“À descoberta de novos artistas”, assim se intitulou o Concerto de Solistas promovido pela Academia de Música de Arouca, ontem, 17 de Maio, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca. Foram doze os jovens músicos, certificados com o 5º grau, que compuseram o programa musical da décima edição de um concerto que tem como objectivos divulgar ao público o trabalho artístico e de formação musical desenvolvido na instituição e revelar o grande potencial de solistas que frequentam o ensino articulado da música nos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, alguns deles já participantes nas actividades das bandas de música do concelho de Arouca e mesmo de concelhos vizinhos.

JOVENS ARTISTAS
No histórico espaço do Mosteiro actuaram as pianistas Maria Sofia Oliveira e Rute Silva Almeida, as clarinetistas Gabriela Barbosa e Ana Elisa Lemos, Afonso de Pinho (trombone) e André Rodrigo Mendes (trompete), Leonor Teixeira Ferreira (trompa), Leonor Neves Gomes (oboé), Martim Alexandre Madureira (saxofone), Inês Bastos Teixeira (guitarra), Rita André Lemos (violoncelo) e Sofia Gonçalves Costa (violino). No acompanhamento de alguns dos instrumentistas esteve Valeriu Stanciu, reconhecido pianista e docente da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, entre outras instituições da região, como a Academia arouquense.

Em nome da Academia de Música de Arouca, o professor e membro da direcção pedagógica, Miguel Brandão, agradeceu a todos os intervenientes e os apoios do Município de Arouca e da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda na concretização do evento musical, bem como a colaboração das bandas musicais, parceiras na integração musical dos jovens músicos. Centro pedagógico oficialmente autorizado desde 2004, a Academia de Música de Arouca, é frequentada por mais de duas centenas e meia de alunos, com direção administrativa presidida por Edgar Soares e direcção pedagógica a cargo de Sérgio Carvalho, Adriano Sabença e Miguel Brandão. MMS/RV (texto e fotos)

