A antiga vila de Cabeçais, nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto, viveu o expoente máximo da animação de localidades, com os festejos anuais da Senhora da Saúde, que tem a sua imagem na Capela que foi de Santo António e, posteriormente, passou a ser a Capela de Nossa Senhora da Saúde, muito venerada desde o séc. XVI e que conta, anualmente, com a presença de muitos peregrinos e devotos.
A comissão de festas do ano corrente foi constituída por jovens senhoras a saber: Marisa Nogueira, Diana Ferreira, Sara Branquinha, Maria do Carmo Gaspar, Daniela Santos, Teresa Nogueira, Raquel Tavares, Mónica Oliveira e Catarina Pinto, que se propuseram levar por diante aquilo a que costuma chamar-se uma festa de arromba. E assim foi.
As festividades de pendor profano iniciaram-se logo, no serão do dia 13, que é dia de feira e a própria feira já é uma festa, pelas 22h30 com a atuação do Saúl e da sua banda. Antes deste cantor e interventor, pelas 21h30 a atuação do cantor Michel.
No dia 14, pelas 20h30, iniciaram-se as festividades religiosas em honra de Nossa Senhora, com a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz de Fermedo, seguida de procissão de velas até à Capela de Nossa senhora da Saúde, em Cabeçais. Estes dois atos religiosos são muito concorridos e os fermedenses e cabeçalenses fazem questão de não faltar.
Pelas 22h30 iniciou-se a atuação do grupo “Os Vouguinhas”.
No dia 15, a festa continua com a entrada da prestigiada Banda de Música de Carregosa, que percorreu a localidade de Cabeçais saudando os moradores.
Pelas 11h30 celebrou-se uma missa campal, que foi da responsabilidade do Reverendo Padre Francisco, como celebrante e do Diácono Vítor, como concelebrante, ilustrada pelo Coro Vozes de São Gabriel e que contou com a assistência de centenas de pessoas, na Praça Dr. Albano de Castro.
Pelas 17h30 iniciou-se a recitação do terço na Capela de Nossa Senhora da Saúde e, a seguir, uma majestosa procissão, acompanhada pela Banda de Música de Carregosa, pela Fanfarra do Olival, por um grande número de andores ricamente ornamentados com as imagens da maior parte dos santos que se encontram na Capela, pelo Reverendo Padre Francisco e pelo Diácono Vítor e duas filas numerosas de devotos de Nossa Senhora, que quiseram levar a efeito o longo percurso que vai de um cruzeiro na parte norte da localidade, passando pelo cruzeiro que fica situado no centro, até à Capela.
Pelas 21h00, iniciou-se a noite de folclore com a atuação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, Alto Minho, o Rancho Folclórico Santa Cristina, de Mansores e o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Mosteirô”.
No dia 16 é o fim da festa pela noite. Às 21h30 iniciou a sua atuação o Grupo Musical “Siga a farra”, até às 24h00.
Às 0h00 entrou em ação a explosiva DJ Fame que atuou até às 4h00 da madrugada do dia seguinte. Durante todos estes dias, a localidade da antiga vila de Cabeçais, contou com a presença de milhares de pessoas, que não faltam nunca nestas festividades e muito apreciam as noitadas de festa sob os arvoredos da sua Praça. Mafalda Fernandes
A romaria da Senhora da Saúde em Cabeçais
Outros Artigos de Interesse
Cultura
Sociedade
O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca
Sociedade
Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos
Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento
Cultura
Sociedade
Luís Ismael, realizador e actor da película, falou com o RV