Meios de socorro em Arouca do INEM vão ser reorganizados

Publicado em 16 de Julho no Diário de República, o modelo de reorganização do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vem estabelecer alterações na atribuição de meios e na forma de gestão daresposta a socorro.

No concelho de Arouca, está prevista a substituição da ambulância alocada ao Serviço de Urgência Básica (foto) por nova viatura ligeira para acudir mais rapidamente aos cenários de situações de emergência.

Segundo uma fonte do INEM da equipa de Arouca, «as novas alterações que o governo pretende implementar no INEM são vantajosas para as pessoas, uma vez que chegaremos mais rápido aos locais dos acidentes e seremos acompanhados pelos Bombeiros. O transporte dos sinistrados será feito com apoio de uma equipa de enfermagem».

Em futuras situações de auxílio médico de emergência, as ambulâncias destacadas serão as das corporações de bombeiros, que auxiliarão no transporte dos sinistrados a hospital, após a estabilização da equipa INEM que chegará em viatura própria. Recorde-se que no concelho de Arouca a equipa INEM dispõe de cinco técnicos de emergência médica e cinco enfermeiros.

Em resposta a algumas dúvidas criadas com a apresentação do plano de reorganização, o Ministério da Saúde informou a imprensa que «a transferência da gestão das Ambulâncias de Emergência Médica para as Unidades Locais de Saúde não implica a eliminação de meios operacionais. As ambulâncias continuarão integradas no SIEM, sob coordenação nacional do INEM e accionadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). A evolução das actuais Viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV) para viaturas ligeiras permite resposta célere no local da ocorrência».

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

“Casarão” da ESA renasce como Centro de Artes após investimento de 735 mil euros

Inauguração reuniu entidades autárquicas, antigos e actuais elementos da comunidade escolar e representantes da Construção Pública
Sociedade

Feira das Colheitas: ‘Chico Fininho’ exigiu 15 mil euros de indemnização pelo concerto adiado de 2025

Oposição critica falta de clareza da autarquia na comunicação e o ‘timing’ da empresa que representa Rui Veloso, com contrato para actuar este ano
Sociedade

XXXVIII Arraial de Folclore em Terras de Fermedo

Organização do evento foi da responsabilidade do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares