Câmara vai construir caminho circular em Telhe, com a colaboração do Exército, para prevenir incêndios

O Exército Português (Regimento de Engenharia n.º 3 – Espinho) irá colaborar com o Município na construção de um caminho circular em torno da aldeia de Telhe (União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde), com uma distância aproximada de um quilómetro, com o objectivo de melhorar as condições de acessibilidade para evacuação e socorro em caso de incêndio rural, facilitar a circulação e posicionamento de meios terrestres de combate aos incêndios e criar uma faixa de descontinuidade que contribua para a protecção do aglomerado populacional. Esta semana, houve uma visita ao terreno de elementos do Exército, acompanhados pela presidente da Câmara, Margarida Belém, o vereador Albino Cardoso e o coordenador municipal de protecção civil, José Carlos Pinto.

“Esta aldeia é historicamente uma das mais afectadas pelos incêndios rurais no concelho, registando episódios de grande proximidade das frentes de fogo ao aglomerado habitacional”, recorda a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém. “As actuais acessibilidades à aldeia não favorecem uma circulação fluída e segura, quer para os residentes, quer para os operacionais dos diversos agentes de protecção civil, o que aumenta a vulnerabilidade das pessoas e dificulta as operações de protecção e socorro”, acrescenta a autarca, referindo que com o caminho a construir se pretende aumentar a resiliência daquele aglomerado em caso de incêndio florestal.

A colaboração do Exército será regulada no âmbito de protocolo a celebrar com o Município de Arouca, documento que se encontra em preparação para posterior aprovação pelas partes. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MANSORES
Comunicados Política

PSD Arouca pede intervenção urgente nas Alagoas e alerta para “limite intolerável” na segurança rodoviária

No documento enviado à entidade gestora da infraestrutura, manifesta preocupação com o número de acidentes registados ao longo dos últimos anos