A 4540 Jovem foi distinguida com uma Menção Honrosa na edição de 2025 do prémio “Boas Práticas do Associativismo Jovem”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde do dia 5 de Dezembro, no Complexo Municipal da Casa do Alto, na Maia, integrada na ExpoJovem.
O reconhecimento destaca o impacto do projecto Hidros, uma iniciativa dedicada à sensibilização dos jovens para a gestão responsável da água, a preservação da biodiversidade e os desafios das alterações climáticas.
Desenvolvido ao longo do último ano lectivo nos dois agrupamentos de escolas de Arouca, o Hidros combinou sessões formativas dinamizadas por especialistas e decisores políticos com ferramentas pedagógicas diferenciadoras, como o jogo de tabuleiro criado especificamente para o projecto. Esta abordagem permitiu envolver centenas de estudantes, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e comportamentos mais responsáveis no uso dos recursos hídricos.
O Hidros é mais um dos projetos pensados e dinamizados por jovens e para jovens, reforçando o papel da 4540 Jovem enquanto agente ativo na construção de uma comunidade mais sustentável e consciente. O reconhecimento sublinha a relevância de iniciativas que aproximam a juventude das questões ambientais e motiva a associação a expandir o projecto, integrando novas dimensões e envolvendo um número crescente de estudantes e parceiros.

Presente na sessão de entrega de prémios, na Maia, André Vilar, presidente da 4540 Jovem, aponta que “a Menção Honrosa atribuída ao Hidros representa um enorme orgulho para toda a equipa da 4540 Jovem e para Arouca. Este projecto nasceu da vontade de sensibilizar os jovens para um dos maiores desafios do nosso tempo e este reconhecimento do IPDJ confirma que estamos no caminho certo. Continuaremos a trabalhar para que mais jovens se tornem agentes ativos da mudança ambiental”.
A 4540 Jovem agradeceu às entidades parceiras, às escolas e aos jovens participantes, que foram essenciais para o sucesso e impacto do projeto Hidros.
Hidros resulta de uma candidatura ao People and Planet: A Common Destiny, coordenado pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia (DG INTPA)2 e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A nível local, a implementação do projecto contou com a parceria da Câmara Municipal de Arouca, da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, da Camarc – Embalagens em Madeira e da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga.