Voleibol: juniores do CJS Arouca começam em bom plano a nova época

Com quatro vitórias em cinco jornadas a equipa feminina de juniores [foto] do Centro Juvenil Salesiano de Arouca começou em grande forma o Campeonato da Associação de Voleibol do Porto. Depois da vitória, na jornada inaugural, por 3-1, no pavilhão do CV Aveiro, a equipa salesiana de Arouca recebeu e venceu o GC Vilacondense por 3-0. Seguiu-se a deslocação à AA Espinho, perdida por 3-0, naquela que é nesta altura o único desaire da temporada. A quarta e quinta jornadas trouxeram mais duas vitórias das arouquenses, na receção ao CD Póvoa (3-0) e na visita à AR Canidelo, fechada com o resultado de 3-1. Nos lugares cimeiros da classificação, a formação feminina volta a jogar este sábado frente ao CV Aveiro. O Centro Juvenil compete ainda no Campeonato de Infantis e de Cadetes, equipas que são treinadas por Clailton Abreu. A formação de Minis A e B, está a cargo de Bárbara Seixas.


Cerca de setenta atletas femininas, mas é preciso aumentar a base de recrutamento

O ano de 2017 marcou o arranque da modalidade de voleibol feminino no CJS Arouca, então com apenas uma equipa de juniores envolvida nas competições da Associação de Voleibol do Porto. Decorridos oito anos, a secção integra cerca de setenta atletas femininas e são evidentes os progressos e o crescimento da modalidade, sendo que há ainda trabalho a fazer no sentido de ver aumentados os indicadores de recrutamento de atletas por forma a sustentar o futuro. A perspetiva é de Mário Henrique Pinto, um dos coordenadores desportivos do Centro Juvenil e também treinador da equipa feminina de juniores. Em declarações ao RODA VIVA, o técnico fez um balanço sobre a forma como tem evoluído a modalidade.

Nestes oito anos de enraizamento da modalidade, o que mudou?

«Há oito anos, o Centro Juvenil quis diversificar a oferta desportiva para jovens atletas femininas, e começamos com apenas uma equipa. A cultura do voleibol não existia, o nível era muito baixinho, era normal a falta de experiências para a competição. Hoje, podemos dizer que evoluímos e temos atletas a competir em três escalões. Temos ainda atletas de minis A, minis B, infantis, iniciadas, cadetes e juvenis, embora as juvenis estejam associadas ao plantel de juniores, porque não tínhamos número suficiente para formar uma equipa.»

Podemos dizer que o Centro Juvenil deu também um salto competitivo?

«É verdade, a modalidade cresceu bastante. As pessoas já vêm assistir aos jogos, já há maior conhecimento e o Centro Juvenil já aparece no mapa da modalidade. O nosso número de vitórias trem crescido e os clubes da Associação de Voleibol do Porto já nos conhecem e sabem que os jogos não serão fáceis porque o nosso nível aumentou com a experiência e a vinda de novos treinadores, como a do nosso colega Clailton Abreu.»

Esta equipa de juniores é composta por muitas atletas que fizeram uma excelente campanha no escalão de juvenis da época anterior…

«Na época anterior tivemos resultados muito bons, as atletas de juvenis, que, entretanto, passaram ao escalão de juniores, chegaram pela primeira vez a uma fase nacional em que lutaram pela subida à primeira divisão nacional. Mesmo a equipa de infantis não chegou a essa fase por dois lugares. É um sinal de que estamos a crescer.»

As modalidades necessitam de uma boa base de recrutamento. Como está a situação no que respeita ao voleibol?

«Trabalhamos as formações de minis, que não têm propriamente competição, o importante é divertirem-se e começaram a ter conhecimento da modalidade. É fundamental o recrutamento de base, para assegurarmos o futuro, mas não estamos a ainda a conseguir chegar a todo o lado. Estamos perto das sete dezenas de atletas, mas esse é um indicador que precisamos de melhorar através de uma estratégia de marketing e de divulgação para aumentarmos o número de atletas», explicou Mário Henrique. MMS/RV (texto e fotos)

JOGOS DESTE FIM-DE-SEMANA

JUNIORES – SÁBADO (29/11)

CJS AROUCA – CV AVEIRO (15h00, no Pavilhão da Casa do Povo de Arouca)

INFANTIS – DOMINGO (30/11)

CJS AROUCA – AD PENAFIEL (11h00, Pavilhão da ESA)

CADETES – DOMINGO (30/11)

CD FIÃES – CJS AROUCA (16h00)

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FC Arouca 0-4 SC Braga

Lobos ficaram cedo reféns do excesso de erros: expulsão e dois auto-golos
Desporto

Vitória continua a fugir ao Fermedo. Novo desaire tangencial perante o Sanguedo

Treinador Tiago Casanova falou sobre a estreia do clube na 1ª divisão da AFA
Desporto

FCA recebe esta segunda-feira o europeu SC Braga

Vasco Seabra: «O 'Arouca' é feito de gente capaz de enfrentar e superar dificuldades»