Voleibol em Escariz: a vontade de diversificar a oferta desportiva

Depois do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, na sede do concelho, a modalidade de voleibol chegou à freguesia de Escariz, onde foi instituído um segundo polo de formação de voleibol feminino, um projecto que vem sendo dinamizado pela nova Associação Desportiva Escarizense (ADE), cuja implementação foi acompanhada pelo RODA VIVA. De volta à agremiação desportiva de Escariz, RODA VIVA conversou com Stephanie Tavares, vice-presidente da direcção e mentora do projecto que visa ampliar oportunidades e diferenciar a oferta desportiva naquela parte do município de Arouca. Confiante no plano desportivo inédito na freguesia escarizense, a dirigente realçou a boa receptividade por parte da comunidade e da autarquia dirigida por José Albino Oliveira.


Já esteve ligada a um início de projecto em Mansores. Entretanto surgiu a criação da AD Escarizense, que visa expandir o voleibol feminino, agora a partir de Escariz…

«A Junta de Freguesia também teve um papel importante. Decidimos fazer o projecto em Escariz porque as atletas jogam e treinam aqui, no pavilhão da escola-sede do agrupamento de Escariz. Como jogamos e somos visitados aqui, achamos que a melhor opção seria desenvolver o projecto nesta freguesia. Apresentamos o projecto à Junta de Freguesia, que o acolheu muito bem, assim como as empresas que nos têm apoiado.»


Como tem corrido a adesão à modalidade?

«Quando iniciamos o projecto não contávamos com tanta adesão de jovens atletas. Inicialmente, julgávamos que iríamos começar com poucas atletas e que depois fossemos evoluindo. A receptividade inicial foi boa e temos cerca de cinquenta atletas, desde a categoria de minis ao escalão de juniores. Neste primeiro ano de arranque da modalidade integramos duas equipas femininas, de Iniciadas e Juniores, nos campeonatos da Associação de Voleibol do Porto.»


A ADE nasceu para diferenciar a oferta desportiva nesta parte do município…

«Foi isso que fez a diferença. Mesmo por parte das empresas, o feedback e a aceitação que tivemos foi o de não ser futebol. Em todas as freguesias à volta de Escariz predomina o futebol. O facto de apresentarmos uma modalidade diferente e dirigida à população jovem feminina foi decisiva na avaliação positiva do nosso projecto. As meninas estavam a precisar da oferta de uma modalidade diferente, algo diferente da dança ou da ginástica, que são actividades muito associadas à população feminina. Constatamos que as meninas acolheram muito bem a nossa oferta de voleibol.»


A ADE vê na interacção com o AE Escariz uma mais-valia para o projecto?

«Os treinos e os jogos realizam-se no pavilhão, que está na escola, mas é municipal. O director do agrupamento [Vítor Venceslau] desde o início ajudou-nos bastante com o projecto. Tem que haver comunicação e entreajuda entre a associação e a escola, competimos e treinamos na escola, a proximidade facilita a ligação com as atletas e com os pais. O projecto ser bem visto pela escola é um bom ponto de partida.»

Como foi a reacção dos pais perante a nova modalidade?

«Normalmente, os pais estão mais habituados à competição no futebol, que é maioritariamente uma modalidade masculina. A introdução de meninas na competição numa nova modalidade desportiva ajuda a mudar mentalidades e sinto que os pais aceitaram muito bem a nossa oferta.»


Está a prever a introdução de novas modalidades?

«Já tivemos propostas para alargar o leque de modalidades, mas nas actuais condições é um assunto a ponderar no futuro. Neste momento o nosso objectivo é dar continuidade e consolidar a modalidade de voleibol nos escalões de formação, sem excluir a hipótese de futuramente podermos constituir uma equipa senior feminina e mesmo a de virmos a alargar a modalidade a escalões masculinos. A associação tem tudo para crescer. Há uma diferença grande entre a oferta que há no centro de Arouca em comparação com a que há nesta área do concelho. A Associação Desportiva Escarizense está a dar o seu contributo para começar a ajudar a colmatar essas diferenças.»


A associação precisa que os apoios também cheguem aqui …

«Da parte de Junta de Freguesia e da parte da Câmara Municipal.  Desta, além da utilização do pavilhão, ainda não recebemos qualquer verba, mas no próximo ano iremos formalizar o pedido, no âmbito dos apoios que são concedidos às associações do município. Essas ajudas institucionais são precisas para darmos continuidade ao nosso projecto. A Junta de Freguesia é um parceiro importante neste nosso projecto. Refiro ainda o apoio de empresas da nossa região. Têm sido sensíveis ao projecto da associação escarizense.»


Até onde vão os objectivos da associação?

«O nosso objetivo é darmos mais oportunidades às crianças e jovens, termos uma oferta mais dinâmica dentro do nosso concelho, para que eles não tenham de procurar tudo o que é desporto noutros municípios.»

«FOI COM ENORME SATISFAÇÃO QUE FUI CONFRONTADO COM ESTE PROJECTO»

RODA VIVA contactou ainda José Albino Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Escariz, que deixou o seu apreço pela iniciativa que visa desenvolver o desporto na sua freguesia.

«Foi com enorme satisfação que fui confrontado com este projecto. Escariz, de facto, não tinha muita oferta de cariz oficial ou competitivo para os jovens praticarem desporto. Tendo em conta que todas as freguesias em volta de Escariz têm oferta, mas toda direccionada para o futebol e tendo Escariz as condições que tem para a prática da modalidade de voleibol, acho que este projecto é muito interessante porque permite uma oferta diferente, que está também aberta a crianças e jovens de freguesias vizinhas», referiu o autarca, que promete continuar a apoiar a nova colectividade desportiva da freguesia.

«Escariz tem algumas associações (CDR de S. Pedro de Nabais, Leão Vermelho, de artes marciais…), mas, curiosamente, nenhuma utiliza na designação o nome de Escariz. A Associação Desportiva Escarizense é uma associação recente, mas vamos trabalhar para que possa dispor também dos apoios que são merecidos, para que possa dignificar o nome de Escariz», disse ainda José Albino Oliveira. Manuel Matos (texto e fotos)/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Sylla agradece os 100 jogos pelo FC Arouca

«Foi aqui que cresci e é aqui que continuo a crescer, sempre com o apoio de todos os companheiros e treinadores»
Desporto

Taça Nacional Feminina de Promoção: Centro Juvenil soma e segue na rota das vitórias

Triunfos sobre as equipas de Rio Mau, Oliveira do Arda e Souselo
Desporto

Mansores parou o líder Cesarense. Mosteirô voltou às vitórias

AFA | Primeira Divisão Distrital Zona Norte