O jornal RODA VIVA apurou junto do núcleo da Iniciativa Liberal de Arouca e do PSD Arouca que está fechado o acordo para uma candidatura conjunta à Junta de Freguesia de Tropeço, encabeçada por Valter Cruz, actual coordenador da IL Arouca. Apesar de continuarem as negociações para uma eventual coligação alargada ao restante concelho, em Tropeço o entendimento está selado, com o apoio do PSD, a uma lista que integra pessoas de vários lugares da freguesia.
Prevê-se, aliás, que em caso de avanço de uma coligação mais ampla, outros partidos se venham a juntar a esta candidatura em Tropeço, reforçando a sua base de apoio.
Valter Cruz, 44 anos, é natural de Tropeço e tem um percurso fortemente ligado ao associativismo local. Desde 2021 preside à ADC Tropeço, depois de ter liderado a respectiva assembleia durante quatro anos. Fundador do Núcleo Territorial da IL em Arouca em 2020, tem integrado as listas por Aveiro às eleições legislativas. Profissionalmente, desenvolveu carreira na gestão de empresas, recursos humanos e direcção comercial no sector da grande distribuição.
A sua candidatura assenta na ideia de maior proximidade com a população, sublinhando como pilares a “dedicação, trabalho e compromisso”. “As pessoas de Tropeço merecem mais do que tiveram nos últimos anos”, afirmou. RV