UD Fermedo: presidente Miguel Quintas quer melhoria nas infra-estruturas

Em Fermedo reside uma das maiores colectividades mobilizadores do desporto futebol no concelho de Arouca. Gerir a actividade semanal de 206 atletas de 11 equipas – nove de formação, uma de seniores e uma de veteranos – que competem no quadro das várias divisões e escalões da AF Aveiro é tarefa que mobiliza diariamente os esforços da direcção presidida por Miguel Ângelo Quintas, das equipas técnicas e dos colaboradores do clube da freguesia de Fermedo.


EQUIPA SÉNIOR EM BOA POSIÇÃO

No que respeita ao escalão sénior, nunca houve época tão promissora. A equipa perdeu apenas duas vezes em 19 jornadas, segue nesta altura no quarto 4º lugar, a cinco pontos do 2º de promoção à 1ª divisão da AF Aveiro.


UM CAMPO PARA 206 ATLETAS

Expansiva também no âmbito da formação (coordenada pelo técnico Tiago Silva), a UD Fermedo viu recentemente revalidado o estatuto de entidade formadora “3 Estrelas” atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol. Contudo, o clube cresce, mas as infra-estruturas não têm acompanhado esse desenvolvimento. Apenas com o Campo de Jogos de Resumil disponível para todas as equipas, a urgência de um novo campo de futebol de sete faz-se sentir cada vez mais. Uma carência que a colectividade de Fermedo espera vir a resolver com a ajuda da autarquia.

RODA VIVA conversou com Miguel Ângelo Quintas, presidente da UD Fermedo nas últimas duas épocas.


«TEMOS URGÊNCIA EM TER UM CAMPO DE FUTEBOL DE SETE»


Como está a ver a época equipa sénior?

«O comportamento da equipa sénior tem sido gratificante, tem mostrado que é muito capaz e tem feito resultados muitos bons. Está a ser a melhor classificação de sempre. Temos o objectivo de lutar pelos três primeiros lugares.»

A UD Fermedo é a única do concelho presente no campeonato de veteranos…

«É um campeonato interessante, é uma competição dirigida árbitros oficiais e, na UD Fermedo, contamos com cerca de trinta jogadores e mesmo ex-treinadores que passaram pelo clube. É uma prova em que competimos há duas épocas e que tem jogadores de qualidade. Obviamente, tem os benefícios de contribuir para a actividade física e desportiva em idades mais avançadas.»

A formação continua a ser uma aposta forte do clube…

«A UD Fermedo tem esta época 11 equipas, contando com a equipa de veteranos. A formação tem sido uma aposta da UD Fermedo, este ano temos pela primeira vez uma equipa B no escalão de juvenis. Temos a qualidade da nossa formação certificada e temos vindo a bater recordes de ano para ano no número de atletas, do escalão de petizes ao de juniores. Temos trabalhado bastante para continuar a dar bom nome ao clube. Temos atletas na formação com muita qualidade, e mesmo a equipa sénior tem uma média de idades de 23 anos, é uma equipa muito jovem e com jogadores promissores.»

Como é gerir a actividade de tantas equipas?

«É preciso manter uma logística forte para manter onze equipas em actividade. Por vezes, as pessoas não têm bem a noção da tarefa que é gerir todas as vertentes do clube para que as coisas funcionem. Vamos continuar a trabalhar até final da época em prol da UD Fermedo, pois é isso que nos foi proposto e que assumimos com determinação.»

A UD Fermedo tem crescido na resposta à formação desportiva. O que falta nesta altura ao clube?

«Temos nesta altura nove equipas de formação nos campeonatos da AF Aveiro, mais as duas de seniores. Temos uma dificuldade que é a limitação de infra-estruturas. Temos estado a trabalhar com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia para a aquisição de um espaço extra para fazermos um campo de futebol de sete. Sendo a UD Fermedo uma associação que trabalha e cresce a olhos vistos, também tem que ser merecedora destes melhoramentos que consideramos urgentes para acudir às nossas necessidades. Esperamos ter quanto antes essa prenda», frisou o presidente da UD Fermedo. MMS/RV

UDF é entidade formadora certificada

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Voleibol: Centro Juvenil joga a final frente ao SC Espinho

Juniores arouquenses venceram a AA Espinho
Desporto

Alunos do AE Escariz em destaque no Desporto Escolar

Todos conseguiram um lugar no pódio na modalidade de ténis
Desporto

Voleibol: Centro Juvenil está na ‘Final Four’

A equipa arouquense, treinada por Clailton Abreu, entra no Pavilhão de Leça da Palmeira às 15h00 deste sábado