A União Desportiva de Fermedo, com 3 estrelas, a parceria Futebol Clube de Arouca/Centro Juvenil Salesiano de Arouca, também com 3 estrelas, e a União Desportiva de Mansores, com 2 estrelas, foram as entidades formadoras do concelho de Arouca certificadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na cerimónia realizada pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA), no último sábado, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.

Foram 99 as entidades formadoras certificadas
A cerimónia de entrega das placas às 99 entidades formadoras respeitante ao trabalho desenvolvido na época anterior (2024/2025) contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Pedro Proença, e teve como principal destaque o número recorde de clubes certificados, o que demonstra o «trabalho de excelência» realizado no âmbito das associações pertencentes à AFA.
Representantes arouquenses
Em representação dos clubes do município de Arouca certificados estiveram a presidente da UD Fermedo, Anabela Sousa, o vice-presidente do FC Arouca, Paulo Cerqueira, e o coordenador desportivo do CJS Arouca, Hugo Xavier, que subiram ao palco para a recepção da respectiva placa de reconhecimento da qualidade da formação, evento em que foram acompanhados pela representante do município, a vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e vereadora do desporto, Cláudia Oliveira.

Presidente da AFA: «Certificação é vital para os nossos clubes»
«Há um antes e um depois da certificação no futebol português, sendo de importância vital para os nossos Clubes que, através desta, têm uma ferramenta organizativa e construtiva para a gestão da sua atividade e uniformização de procedimentos. A AFA tem vindo de forma crescente e equilibrada a aumentar o número de Entidades Formadoras, demonstrando assim o interesse dos nossos clubes, a quem endereçamos uma palavra de especial apreço e parabéns aos seus dirigentes», enalteceu o presidente da AFA, José Neves Coelho.
Presidente da FPF: «Não existe futebol de elite sem um processo de certificação integrado»
«A Associação de Futebol de Aveiro tem feito um trabalho notável, extraordinário, no âmbito da certificação», referiu Pedro Proença, presidente da FPF, que destacou o «número quase centenário dos clubes aveirenses certificados», que, como todos os outros no país, «são o garante do crescimento e do sucesso do futebol português». «Não existe futebol de elite sem o processo de certificação integrado, e que é composto por quatro pontos fundamentais: o movimento associativo, os clubes, as autarquias e as famílias que têm acreditado neste processo de certificação. O futebol tem sabido colher os frutos deste trabalho», frisou o líder da FPF.
Concluir a Aldeia do Futebol
O presidente da AFA apontou ainda os próximos objetivos da associação – a conclusão Aldeia do Futebol, a construção de um pavilhão desportivo e a transferência dos serviços da Associação para esse espaço – «novas valências irão projetar ainda mais a Associação de Futebol de Aveiro a nível nacional, mas, acima de tudo, irão criar melhores condições, mais meios e mais apoio para os nossos clubes filiados», projectou o presidente da direcção da AFA.

Antigo presidente Gilberto Madaíl distinguido
Na cerimónia, a AFA distinguiu como Sócio de Mérito Gilberto Madaíl, antigo presidente da AFA e da FPF entre outros cargos públicos de elevada distinção. Para Pedro Proença, «todas as palavras são poucas para agradecer o papel fundamental que Gilberto Madaíl teve no desenvolvimento do futebol português». Anfitrião da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, destacou o papel das autarquias no crescimento do desporto no distrito.» MMS/RV (fotos: AFA)