“Torneio D. Bosco” do CJSA foi um êxito para o basquetebol em Arouca

Foi num ambiente fantástico que se desenrolou, a 10 de Junho, o 1º Torneio D. Bosco de Basquetebol do Centro Juvenil Salesiano de Arouca (CJSA). Organizado com profissionalismo e centrado nas equipas de formação, o evento atraiu grande público ao Pavilhão da Escola Secundária, onde atletas dos sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 do CJSA usufruíram de um conjunto de jogos que contou com alguns clubes convidados com nome firmado na modalidade: SC Beira Mar, GRI Brandoense, SJ Ver e GD Gafanha. Muito aguardado foi o encontro que opôs a sensacional equipa sub-16 do CJSA à do vice-campeão nacional SC Beira Mar, um jogo que foi de boa propaganda para a modalidade e que terminou com resultado favorável aos aveirenses por 42-39. No final dos encontros, os troféus de recordação aos participantes (capitães) foram entregues pelo vereador da Câmara Municipal, António Carlos Duarte [foto].


«Queremos continuar a solidificar a modalidade em Arouca»

«Foi uma grande jornada para os salesianos e para o basquetebol em Arouca. A casa esteve sempre cheia, foi uma boa forma de potenciar a divulgação da modalidade. O nosso objectivo é continuar a solidificar o basquetebol em Arouca e também testar a organização de eventos futuros de maior gabarito», declarou ao RODA VIVA o director do CJS Arouca, Pedro Rocha.

«A equipa de sub-16 fez um grande campeonato ao ir à “final-four” e isso também dá visibilidade e chama à atenção de outros clubes com grande projecção no basquetebol. Aos clubes SJ Ver, GRIB, GD Gafanha e SC Beira Mar, vice-campeão nacional de sub-16, a todos estamos gratos, aceitaram de bom grado o convite para participarem no nosso torneio. Foi uma grande jornada para os nossos jovens, são eles os principais focos deste tipo de encontros e estas participações revertem a favor da projecção e do futuro do basquetebol no nosso concelho. Aproveito para informar que no final do mês vamos participar com as três equipas num torneio em Ponte da Barca, organizado pelo FC Porto», disse ainda o dirigente da associação salesiana.


«O trabalho está a ser bem feito»

Mário Henrique Pinto, um dos responsáveis pela coordenação das actividades desportivas do CJS Arouca referiu ainda as evidências do crescimento da modalidade e as apostas a fazer a curto e médio prazo para garantir a afirmação e o futuro da modalidade no concelho.

«A modalidade de basquetebol está a acrescer em Arouca e a associação achou por bem juntar atletas, treinadores, directores, os pais e o público para, com este torneio D. Bosco, simbolizar o fecho da época desportiva e dar a conhecer a cultura do basquetebol em Arouca. O basquetebol está a crescer em todos os escalões, o que significa que o trabalho está a ser bem feito. Temos contado com a colaboração dos pais, do município e dos nossos patrocinadores. Vamos dinamizar as bases da modalidade apostando nos minis e nos sub-14. Já temos actividades planeadas com o Agrupamento de Escolas de Arouca para dinamizar a captação de atletas dos seis aos catorze anos. Independentemente dos resultados, o nosso objectivo prioritário é ajudar as crianças a crescer», referiu o técnico do CJSA. Os escalões de formação são treinados por João Portugal e Paulo Schmidt. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Kung Fu Tradicional em Arouca: sete praticantes ‘da casa’ conquistam títulos de campeões nacionais

A competição juntou cerca de uma centena de atletas em representação de dezoito equipas
Desporto

‘Onze do Ano’ já está completo. Mujica entre os eleitos

O espanhol do FC Arouca [já transferido para o Al-Sadd do Catar] foi o terceiro melhor marcador do campeonato
Desporto

Defesa central chega do Sporting para reforçar o FC Arouca

O jovem reforça os 'lobos' até 2027, juntando-se a Matías Rocha e Nino Galovic