Nos dias 1, 2 e 3 de Agosto, Cabeçais (Fermedo) esteve novamente em festa. Foi a semana das colectividades e a praça Dr. Albano de Castro foi ocupada com as barraquinhas das colectividades que colaboraram na festa e que eram as seguintes: União desportiva de Fermedo, Associação de Pais de Fermedo e S. Miguel do Mato, Grupo Etnográfico de danças e Cantares de Fermedo e Mato, Grupo de jovens “Água-Viva”, Pistões e Garrafões, Grupo Sêni e Grupo Desportivo Cruz das Eiras.
Os “gerentes” das barraquinhas punham à disposição dos visitantes comes e bebes e petiscos de toda a espécie acompanhados de bebidas frescas. Ao mesmo tempo, havia sempre espectáculo. No dia 1, pelas 21h30, actuação do Grupo Sêni e as 23h30 início da actuação do DJ Paulinho.
No sábado, dia 2, pelas 21h30, foi o arraial de folclore, o XXXVII Arraial de Folclore em terras de Fermedo, com a brilhante actuação do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedoe Mato (foto) – Arouca-Douro Litoral Sul, Rancho Folclórico de Gouveia-Beira Alta, Serrana, Associação Etnográfica “Os Serranos” – Águeda-Beira Litoral, Vouga e ainda o Grupo de Folclore “Terras de Arões” – Vale de Cambra-Douro Litoral-Sul.
Neste serão folclórico de sábado à noite, a Praça encheu de apreciadores do folclore. Depois do folclore, iniciou-se a actuação do DJ Paulinho, o mesmo que é dizer que o serão entrou pela alta madrugada, porque o bailarico terminou rigorosamente às 3h00 do dia seguinte.
No dia seguinte, os apreciadores do cinema tiveram e contaram com uma sessão de cinema ao ar livre, como é moda em muitas localidades no tempo da canícula, e pelas 9h00 da manhã realizou-se uma caminhada solidária para a “Liga Portuguesa contra o cancro” com início na Praça Dr. Albano de Castro, a que vulgarmente se chama o Largo da Feira. Mafalda Fernandes