Sarau Cultural celebrou Abril, Camões e a Língua Portuguesa

Foi com um Sarau Cultural que o Departamento de Línguas do AE Arouca envolveu a comunidade arouquense na tripla celebração do 50º aniversário do 25 de Abril, do Dia Mundial da Língua Portuguesa (que se comemora a 5 de Maio) e do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, «o expoente máximo da história da literatura e da língua portuguesa». Num espectáculo fluído e artisticamente multifacetado, que esgotou a capacidade do auditório da Loja Interactiva de Turismo localizada na sede do concelho, alunos do ensino básico e do ensino secundário foram as estrelas de um evento que promoveu não só as aprendizagens como o sentido de identidade no modo de ser português.

Um modo que é intrinsecamente cultural e que no palco se manifestou na celebração da língua, da poesia, da música, da dança e do teatro, uma celebração inspirada nas criações de alguns dos maiores vultos da cultura portuguesa, como Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Manuel Alegre, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, Zeca Afonso, entre  outros.

O espectáculo contou ainda com o contributo dos conceituados músicos aveirenses Miguel Rodrigues e Diogo Sarabando. Nomeado “Viver Camões Viver Abril”, o sarau de iniciativa escolar foi cartaz bem-vindo à valorização da agenda cultural aberta à comunidade. Um espectáculo de casa cheia que nem todos puderam ver. Muitos pais e estudantes ficaram à porta, dado o raquitismo que teima em persistir no quadro de infraestruturas municipais para grandes eventos. MMS/RV (texto e fotos)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Freguesia de Várzea homenageou antigos combatentes do Ultramar

Memorial perpetua a memória dos soldados varzeenses
Sociedade

Quinta S. Pedro Arouca Valley abriu ao público

Um elegante empreendimento agroturístico que resultou da recuperação de duas casas antigas e palheiros
Sociedade

Processos da Inquisição do concelho de Arouca

Historiador Marco Pereira fez recolha dos sete processos referenciados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo