Romaria em Fermedo

Nos passados dias 7, 8 e 9 de Junho, realizaram-se em Fermedo os festejos em honra de S. Sebastião, de Nossa Senhora da Expectação que é a padroeira do concelho extinto de Fermedo, e de Santo António.

Em tempos idos as festividades em honra de S. Sebastião, o Mártir, realizavam-se no mês de Janeiro e em Junho tinham lugar as festas em honra do Senhor.

Os festejos constaram, como sempre, de uma parte litúrgica com Eucaristia e procissão e uma parte profana, que, nestes dias, foi muito diversificada.

No dia 7 houve música gravada, a entrada da Banda Eklipse pelas 21h30 e às 0h45 a participação do DJ Hélder.

No dia 8, durante a tarde, houve música gravada, comes e bebes, uma exibição dos grupos Soul Dance, grupo Seni e Dance M.

Pelas 21h30 deu entrada a Banda Novo Show, às 23 horas entrada da famosa cantora Safira e suas bailarinas e às 0 horas a continuação da banda Novo Show.

No dia 9, às 9h00, entrada da Banda Marcial do Vale, no Cruzeiro, às 11h30 Missa Solene abrilhantada pelo Coro da banda e celebrada pelo Reverendo Padre Agostinho Watela, pároco das freguesias de Fermedo, Escariz e Mato.

Pelas 17h00, recitação do terço, seguido de majestosa procissão com os andores dos santos que se encontram na Igreja Matriz ricamente engalanados, alguns anjinhos, do Reverendo Padre da freguesia e da Banda de Música do Vale, que, em seguida, finda a procissão, actuou até às 20h00.

Pelas 21h30, iniciou-se uma noite de folclore com a actuação do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato e do Grupo “As Lavradeiras de Mosteirô”. No intervalo das actuações dos Grupos Folclóricos procedeu-se ao sorteio das rifas. Mafalda Fernandes

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Dois acidentes rodoviários marcam o dia em Escariz

Em ambas as situações acorreram ao local os bombeiros de Fajões
Sociedade

II Encontro de Bandas Juvenis

Organização da Banda Musical de Figueiredo no Adro da Igreja de S. Salvador do Burgo
Sociedade

Mel de Arouca arrecadou cinco Medalhas de Ouro no Concurso Nacional. ‘Casa das Chãs’ mantém-se no top nacional

Os prémios foram atribuídos na Feira Nacional da Agricultura 2024