Foi oficialmente aberto ao público o novo Centro Cívico de Cabreiros, com uma cerimónia de inauguração que decorreu no passado dia 19 de Maio, pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. Trata-se de um espaço de convívio e de promoção das diversas actividades da aldeia, que pretende valorizar as dinâmicas sociais e a identidade serrana. Será também um espaço onde se irão desenvolver programas educativos do Arouca Geopark, envolvendo os habitantes da aldeia, para que contem as suas histórias e dinamizem as suas actividades. O espaço poderá também servir de apoio às empresas de animação turística que desenvolvem o seu trabalho na aldeia.
«É mais uma obra que passa a servir a comunidade, neste caso concreto uma comunidade particularmente rica e, ao mesmo tempo, relativamente isolada. Será um espaço para fortalecer os laços de comunidade e para preservar a identidade destas gentes, que tanta sabedoria têm para nos transmitir. Ao mesmo tempo, é um importante espaço de apoio a actividades pedagógicas e turísticas», anotou Sérgio Azevedo, presidente do PS Arouca.
A reabilitação/transformação do Centro Cívico de Cabreiros integra a Operação Minha Terra Meu Lar, das comunidades desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto – Plano de Recuperação e Resiliência. O custo da obra rondou os 220 mil euros financiados. Secretariado Concelhio PS/Arouca (texto e foto)