Uma iniciativa da BIOND – Associação das bioindústrias de base florestal, que visa apoiar os produtores florestais de eucalipto na gestão dos seus povoamentos.
Os apoios concedidos aos produtores florestais consistem na oferta de adubo para eucaliptos e de um apoio financeiro ao serviço de adubação, cabendo aos produtores efetuar o controlo dos matos e a seleção de varas, caso necessário.
Complementarmente, o PLA também presta aconselhamento técnico para que as limpezas e adubações sejam eficientes e produzam os efeitos desejados: redução do risco de incêndio, aumento da produtividade florestal, aumento da rentabilidade dos proprietários e, em suma, contribuir para a sustentabilidade da produção florestal.
Para beneficiar do PLA os produtores florestais inscrevem os seus eucaliptais junto de Entidades Parceiras do Programa, as quais são sobretudo associações ou empresas florestais, grupos de certificação florestal, e prestadores de serviços florestais. Depois, um técnico florestal da Biond visita as parcelas para validação dos requisitos para adubação e para verificação da necessidade de controlo de matos ou seleção de varas. O adubo é posteriormente entregue em armazéns regionais onde os beneficiários irão levantar o adubo.
O Programa Limpa e Aduba é plurianual e teve a sua primeira campanha de adubação na primavera de 2019. Atualmente, decorridas já seis campanhas de adubação, a área adubada representa 78.764 hectares, na qual se contam cerca de 9.700 proprietários em todo o País, existindo uma rede de mais de 120 Parceiros locais.
O funcionamento do PLA assenta em processos simples e sem burocracia. Os apoios concedidos não obrigam a qualquer compromisso futuro sobre a compra e venda da madeira.
Inscreva-se através da sua Associação de Produtores Florestais ou contacte a Biond através do tlm. 919 678 696 (André Ferreira).