Débora Sá, ex-aluna do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Arouca, foi um dos dez jovens candidatos galardoados com a prestigiada Bolsa Luís Patrão, atribuída pelo Turismo de Portugal, entidade do Ministério da Economia que tem como objectivo reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. «A Bolsa Luís Patrão é um programa de apoio à formação académica, técnica e executiva de nível superior, vocacionado para jovens em início de carreira profissional, promovido pelo Turismo de Portugal, I.P., em homenagem póstuma ao seu primeiro Presidente do Conselho Diretivo, Luís Patrão», refere a entidade promotora.
CAPACITAR AS NOVAS GERAÇÕES, PROMOVENDO PERCURSOS FORMATIVOS DE EXCELÊNCIA
Com uma dotação global de 500 mil euros, o objectivo das bolsas «é proporcionar a jovens de elevado potencial uma formação de excelência em escolas nacionais e internacionais», refere o Turismo de Portugal, frisando que «os dez estudantes selecionados apresentam não só talento, como percursos formativos de excelência e de elevado potencial, tendo assim a oportunidade de desenvolver novas ideias e projetos que façam a diferença no universo do turismo.» Débora Sá, de nacionalidade guineense, concluiu, em 2023, o curso do ensino secundário que lhe garantiu a certificação académica e profissional no final dos três anos de formação [10º, 11º e 12º anos] e, actualmente, estagia no conceituado ‘Antiqvvm’, restaurante portuense dirigido pelo chef Vitor Matos, que ostenta duas estrelas Michelin.
«É ESSENCIAL GOSTARMOS DO QUE FAZEMOS E, ACIMA DE TUDO, ARRISCAR E APRENDER»
A Bolsa de Estudo Luís Patrão promove a criação de uma rede de jovens profissionais do sector e vai permitir à jovem profissional de Restauração, que viu aprovada a sua candidatura, de prosseguir a formação profissional especializada no estrangeiro, na renomada Culinary Arts, Escola de Alain Ducasse, em Paris. «Nunca desisti de estudar e de me valorizar e agarrei esta oportunidade. Tive o privilégio de contar com o apoio de pessoas fantásticas, como a família Pinto, e com a motivação dos meus formadores da escola de Arouca, que sempre me incentivaram a seguir em frente. Sempre precisei de estudar bastante para alcançar o mesmo nível dos meus colegas. Digo isso para reforçar que, muitas vezes, subestimamos as nossas capacidades ou acreditamos que não somos merecedores das oportunidades que surgem. No entanto, nada acontece se não tentarmos. É essencial gostarmos do que fazemos e, acima de tudo, arriscar e aprender com cada passo», confessou a jovem guineense que realizou com sucesso os seus estudos na Escola Secundária de Arouca, instituição que conta mais de centena e meia de alunos matriculados em cinco tipos de cursos profissionais e que dispõe de um ‘Restaurante Pedagógico’ onde os formandos exercitam e consolidam as aprendizagens.
«A GESTÃO DO TALENTO É O DESAFIO DAS NOVAS GERAÇÕES»
A cerimónia de atribuição contou com figuras conhecidas do mundo académico e empresarial que, em mesa redonda, abordaram o tema “A gestão do talento é o desafio das novas gerações”. Moderada por Cristina Siza Vieira, contou com a participação de Chitra Stern, Empresária e CEO do Grupo Martinhal; Miguel Cordeiro, Head of People & Culture – Editory Hotels; Jorge Umbelino, Professor Coordenador da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e alguns alunos bolseiros, informou a organização. MMS/RV
OS 10 BOLSEIROS
Para as bolsas [de 60 mil euros] de estudo pós-graduado, mestrado e MBA foram selecionados:
António Martins Jerónimo no Excecutive Master in Finance – Universidade Católica Lisbon;
Júlia Pires de Campos no Mestrado Ciências Empresariais – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
Lucas Firmino Melo no Mestrado em Finanças – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
Mafalda Burmester Mello no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova;
Miguel Ferreira Cabral no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova.
Relativamente às bolsas [de 40 mil euros] de estudo de formação profissional especializada no estrangeiro foram selecionados:
António Allen Valente – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Marbella;
Débora Gomes de Sá – Culinary Arts, em Alain Ducasse, Paris;
Diogo Tempera Alexandre no GDC-T Gran Diploma Chef – Culinary Institute of Barcelona;
Jorge Pina Baptista – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Crans Montana;
Marco Soares Ferreira – Culinary Arts, em Alain Ducasse, Paris.