A curta-metragem “Cuentas Divinas”, o primeiro trabalho de realização da actriz espanhola Eulàlia Ramón, conquistou o Gold Fox – o prémio para o Melhor Filme do 22º Arouca Film Festival 2024. O filme, que arrecadou ainda o prémio de Melhor Filme de Ficção, conta a história de Mónica, “uma mulher normal, com uma vida normal que, um dia, por causa de um pormenor sem importância, mata o seu marido…”
500 FILMES DE TODO O MUNDO
Foram mais de 500 os filmes nacionais e estrangeiros presentes ao concurso, dos quais 39 competiram pelos prémios Fox, atribuídos por um júri formado por conceituadas personalidades do cinema nacional e internacional. Com abertura na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, no dia 12 de Setembro, e outras iniciativas na cidade do Porto, o Festival de Cinema de Arouca, idealizado há mais de duas décadas por João Rita, teve ontem, sexta-feira, a sessão de encerramento na Loja Interactiva de Turismo de Arouca, com a identificação das películas premiadas nas várias categorias, a realização de uma tertúlia dedicada à sétima arte e a exibição do filme de comédia “Balas e Bolinhos- 4: só mais uma coisa”, do realizador Luís Ismael.
HOMENAGEM À UCRÂNIA
Este sábado, a partir das 17h00, decorrerá, ainda na Loja Interactiva de Turismo, a exibição do filme-documentário em contexto de guerra, “The Light Slipping Through” (2024), do realizador ucraniano Volodymyr Kliuiev. MMS/RV
LISTA DE VENCEDORES
1º Melhor Filme: Cuentas Divinas” (Espanha) – Prémio Gold Fox
2º Melhor Filme: “Critic” (Reino Unido) – Prémio Silver Fox
Melhor Filme: Prémio do Público: “Antes de que se poña el sol” (Espanha)
Melhor Filme Ficção: Cuentas Divinas” (Espanha)
Melhor Filme Experimental: “Port” (EUA)
Melhor Filme Documentário: “Zona Cero” (Espanha)
Melhor Filme Animação: “From the Top” (Reino Unido)
Melhor Vídeo-Clip: “Shaka Shams” (Bélgica)
Melhor Realização: “Santa Teresa” (Brasil)
Melhor Representação: Cuentas Divinas (Espanha)
Melhor Argumento: “La cena” (Espanha)
Melhor Montagem: “A Noa” (Espanha)
Melhor Fotografia: “A Noa” (Espanha)
Melhor Som: “Estimada Angela” (Espanha)
Menções Honrosas:
“R(ojo) por R(ojo)” (Espanha)
“Sensitive zone” (Irão)
“Antes de Morir” (Espanha